Biologia e Medicina / Hanseniase

Hanseniase

Exames: Hanseniase
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  luciany  05 maio 2013
Tags: 
Palavras: 5924   |   Páginas: 24
Visualizações: 58

1- INTRODUÇÃO

A hanseníase é caracterizada como uma doença infecto-contagiosa de evolução lenta e insidiosa, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, transmitida de pessoa para pessoa, por intermédio de contato íntimo com a fonte infectante. Na atualidade, ela é considerada um problema de saúde pública no país.

Para o Ministério da Saúde (2002), a hanseníase pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e de ambos os sexos. Caracteriza-se por comprometimento dos nervos periféricos, provocando incapacidades físicas que podem, evoluir par deformidades físicas, causando diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e ainda problemas psicológicos que são responsáveis pelo preconceito contra a patologia.

Assim sendo, é interessante destacar que a problemática da enfermidade não se limita ao grande número de casos devendo ser considerada também o seu alto potencial incapacitante, que pode interferir na vida profissional e social do paciente, além de perdas econômicas e traumas psicológicos. Essas incapacidades têm sido responsáveis pelo estigma e discriminação dos doentes.

Localizado na Região Norte, o Tocantins, é considerado um das áreas mais endêmicas do Brasil, e dentre os seus municípios Araguaína se sobressai – com um nível elevado de casos da patologia.

Diante desta realidade, fez-se necessário pesquisar sobre o atendimento público ao portador de hanseníase em um hospital público de Araguaína – TO.

Porém, para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a doença em estudo – como: o histórico, conceito, epidemiologia, classificação clínica e o tratamento. A busca de tais conhecimentos culminou com a elaboração de um questionário com perguntas fechadas, com o objetivo de saber como acontece o atendimento as pessoas infectadas pela hanseníase. E, também uma pesquisa de campo em um hospital público, com portadores de hanseníase e funcionários para melhor compreensão do processo de atendimen

to aos mesmos.

O presente estudo pretende mostrar o conhecimento da real situação da doença trazendo a mostra os fatores que contribuem para sua evolução, o que propiciará a realização de metodologias intervencionistas no atendimento da hanseníase na cidade de Araguaína, enfatizando que profissionais e pacientes poderão intervir de maneira mais humana e eficaz contra a patologia em questão.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

2.1- Hanseníase

2.1.1- Breve histórico sobre a hanseníase

O Ministério da Saúde (2001), diz que a hanseníase é uma doença muito antiga, com uma terrível imagem na história e na memória da humanidade. Desde a Antiguidade tem sido considerada uma doença contagiosa, mutilante e incurável, provocando uma atitude de rejeição e discriminação do doente e sua exclusão da sociedade. Durante muito tempo os doentes foram confinados e tratados em leprosários. Esses aspectos deram origem ao estigma da doença e ao preconceito contra o d ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias