TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio

Alun@: Kamila Karolina da Silva Matil Lima

RGM: 24482382

Polo: Santa Barbara d Oeste

Tutora: Andrea Charquesi

Título da sua atividade

É possível ser didático, prático dentro e fora da sala de aula?

Hoje o docente encontra diversos recursos didáticos para explanar seu conteúdo, para tanto é preciso que o aluno esteja interessado em aprender e que o conteúdo chegue até ele de forma adequada e didática. Assim os professores obtêm de diversas ferramentas para atrair o interesse dos alunos para suas aulas.

As diversas ferramentas, ou seja, os recursos didáticos que o docente deve buscar precisa estar inserido no seu campo de conhecimento, despertando no aluno a curiosidade de aprender e buscar conhecimento. Entretanto é importante o docente saber utilizar esse recurso a seu favor e entender como funciona cada ferramenta utilizada.

O sistema de ensino Brasil (2009) segue uma definição sobre recursos didáticos:

“Também conhecidos como “recursos” ou “tecnologias educacionais”, os materiais e equipamentos didáticos são todo e qualquer recurso utilizado em um procedimento de ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação do conteúdo”. 

Assim cada docente obtém de recursos e ferramentas didáticas maiores para seu campo de aplicação, incluindo recursos audiovisuais, visuais e auditivos.

De acordo Gohn (2006, p. 28) é definido 3 tipos de educação: a formal que encontramos na escola com conteúdos demarcados; a informal que os alunos aprendem através da socialização (família, amigos, entre outros...) e a não formal é aquela que se aprende “no mundo da vida” no cotidiano, dia a dia.

A educação não formal, através de uma saída para museus, aulas de campos, reservas ecológicas entre outros, vem sendo pouco utilizada pelos docentes por se tratar de um recurso fora de seu planejamento e difícil de ser controlado.

Entretanto nota-se que esse recurso pode abrir a visão do aluno para algo novo despertando assim maior interesse nos conteúdos apresentados pelo professor sendo fatos presentes no seu dia a dia.

Por tanto é importante o professor reconhecer o estilo de aprendizado na sua sala e utilizar essa informação a seu favor. Planejando aulas dinâmicas, práticas e eficientes que desperte o interesse do aluno.

A diversidade de recursos e ferramentas para o professor deve ser vista como auxilio e dentro do seu planejamento e não um fardo a se carregar. Assim buscando sempre excelência em seu trabalho e interesse dos alunos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Equipamentos e materiais didáticos – Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação. Brasília, DF, 2009.

GOHN, M. G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com