TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo

Artigo: Autismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

DEFINIÇÕES

O primeiro a definir o autismo foi Kanner, 1943, que após observar 11 crianças tidas como especiais chegou à conclusão que o autismo é uma incapacidade de se relacionar com outras pessoas e com objetos. Estas crianças também apresentavam desordens graves no desenvolvimento da linguagem.

O termo segundo Kanner se refere à característica de isolamento e auto-concentração.

Na década de 50 os autores norte-americanos consideravam o autismo como desenvolvimento atípico. A partir de 60 definiram-se as psicoses infantis em dois tipos, as psicoses da primeira infância e as psicoses da segunda infância.

Dentro das psicoses infantis foi colocado como AUTISMO INFANTIL PRECOCE.

Já no final de 70 Rutter descreveu a doença como sendo uma síndrome caracterizada pela precocidade de início, e perturbações das relações afetivas ou responder estímulos do meio.

Mais tarde Dr.Christian Gaudere definiu "autismo" como uma doença grave, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. É caracterizada por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psicosocial e lingüístico.

De acordo com a definição da American Societ for Autism (ASA), o autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida da criança.

Apesar de termos várias definições e em diferentes épocas, elas quando não se repetem se completam. Todos os que definiram autismo concordam com a mesma idéia. É uma doença grave, que compromete a vida social da criança e que atrapalha se desenvolvimento das mais variadas formas.

CAUSAS

As causas são bem especulativas, temos conhecimento de várias possibilidades, inclusive lesão cerebral, vulnerabilidade constitucional, afasia relacionada ao desenvolvimento, déficits do sistema ativador reticular, alterações cerebrais estruturais.

INCIDÊNCIA

Esta psicose surge antes dos 30 meses de idade numa proporção de 3-4/10. 000 por crianças.Porém segundo Dakota 21 crianças em 180.000 preencheram os critérios de diagnóstico de autismo do lactente. Este distúrbio e mais comum em meninos do que em meninas de acordo com a Organização Mundial de Saúde

CLASSIFICAÇÃO

Quanto mais nuclear é o acometimento de uma doença psíquica maior é a gravidade desta doença, diante disso classificam-se da seguinte maneira:

GRAVES - ocorre o acometimento nuclear de todas as áreas;

MODERADOS - não tem forma nuclear;

LEVES - os prejuízos são poucos;

FRONTEIRIÇO - faz oscilações do grave ao leve e ao atípico;

ATÍPICOS - quando ocorre um comprometimento não significativo da área do comportamento.

CRACTERÍSTICAS DO AUTISMO

INCAPACIDADE QUALITATIVA NA INTEGRAÇÃO SOCIAL:

Ignora presença das pessoas e de sentimentos (uso instrumental de pessoas e comportamento invasivo);

A pessoa com autismo não busca apoio ou conforto por ocasião do sofrimento quando isto ocorre se dá de modo estereotipado;

Imitação ausente ou comprometida;

Ausência ou deficiência no contato olho no olho.

INCAPACIDADE QUALITATIVA NACOMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL E NA IMAGINATIVA:

Ausência de modo de comunicação, como balbucio comunicativo, expressão facial, mímica ou linguagem falada; ausência de contato visual, retraimento ao contato físico, ausência de antecipação;

O autista tem deficiência na atividade imaginativa, como representação de papéis de adultos, personagens de fantasias ou animais; falta de interesse em estórias sobre acontecimentos imaginários;

Alterações na linguagem que se estende de anormalidade no uso dos pronomes pessoais até a ecolalia ou até ausência absoluta da fala;

Incapacidade marcante na habilidade para iniciar ou sustentar uma conversa Com outros e também age como se fosse surdo;

Opõe-se ao aprendizado.

REPERTÓRIO RESTRITO DE ATIVIDADE E INTERESSES:

Estereotipias e repetições (movimentos giratórios, auto-agressão, ausência da noção de perigo);

Interesses restritos (interesses por objetos rotatórios interessem empilhar).

objetos, exploração do meio pelo paladar e/(ou olfato);

Resistência à mudança do ambiente;

Insistência em seguir rotinas (atividades monótonas rotineiras).

OBSERVAÇÕES:

Através de pesquisas detectou-se que 30% dos indivíduos com autismo têm QI normal ou acima da média; por esse motivo muitos autistas possuem habilidades excelentes, como por exemplo: saem-se muito bem em atividades esportivas, em desenhos, pinturas, músicas, e podem até apresentar uma memória invejável, capaz de armazenar a mais remotas reminiscência (memória mecânica).

RECURSOS TERAPÊUTICOS

ATIVIDADE FÍSICA, COISA BOA OU NÃO

O uso das atividades físicas tanto quanto das atividades terapêuticas tem grande valor representativo para o autista, pois permitem a expressão de seus sentimentos e emoções fornecendo dados sobre seus gostos, desgostos e conflitos que em muitas das vezes não conseguem expressar de forma verbal.

É preciso ter em mente os objetivos do tratamento ou da atividade física que foi proposta. A partir de um plano das áreas que precisam ser trabalhadas o terapeuta tanto quanto o professor de Educação Física poderão montar programas de atividades que sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com