TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Monografias: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

O Grupo de Estudos em Pesquisas Estatísticas e Computacionais (GEPEC) e o Laboratório de Sistemas de Informação e Georeferenciamento (LASIG), ambos da UFPA, realizaram mais uma pesquisa amostral durante a VII Parada do Orgulho GLBT, que aconteceu no dia 14 deste mês, em Belém. A iniciativa do GEPEC e do LASIG de estudarem o universo dos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros começou na Parada do Orgulho GLBT de 2007, dando continuidade este ano.

Os entrevistados foram abordados em diferentes pontos do evento e responderam a questões pessoais como idade, renda familiar, raça, grau de escolaridade. Quando o assunto foi saúde, por exemplo, os entrevistados disseram se usam ou não camisinha. Abordando assuntos sociais, os pesquisadores perguntaram sobre adoção de criança, participação em movimentos sociais e conhecimentos de projetos de leis que beneficiem a classe GLBT. Somada a esses assuntos, a questão da violência sofrida por eles também foi abordada.

Para a coordenadora da pesquisa, a professora Sílvia Almeida, os principais resultados da avaliação deste ano, a serem observados, referem-se ao fato de 48,78% dos GLBT´s declararem que já sofreram algum tipo de homofobia. Quanto ao tipo de homofobia, pode-se destacar que 75% dos participantes declararam que sofreram discriminação. Quanto ao tipo de discriminação sofrida, destaca-se que 30,31% dos GLBT´s declararam terem recebido tratamento diferenciado; 18,18% foram excluídos ou marginalizados em ambiente familiar, todos por conta de sua orientação sexual.

A importância geral deste trabalho consiste em contribuir para futuras políticas sociais e de saúde pública, no que se refere aos homossexuais. Além de contribuir para o combate das discriminações e das violências sofridas pela classe GLBT”, ressaltou Sílvia Almeida, avaliando também os benefícios deste trabalho para a comunidade acadêmica. “Além da formação de banco de dados para futuras publicações científicas, tanto na área de estatística quanto nas outras áreas, como, por exemplo, Ciências Sociais, Política, entre outras”, finalizou.

(Texto: Dandara Almeida - Assessoria de Comunicação UFPA .Foto: Divulgação Google)

Respostas

Variáveis

Sexualidade: gays, lésbicas, bissexuais e transgênicos – Variável Qualitativa.

Idade – Variável Quantitativa.

Renda Familiar – Variável Qualitativa.

Raça – Variável Qualitativa

Grau de escolaridade – Variável Qualitativa.

Adoção de crianças – Variável Quantitativa.

Participação em movimentos sócias e conhecimentos de projetos de leis que beneficiam a classe GLBT – Variável Quantitativa.

Violência sofrida pelos GLBT – Variável Quantitativa

Saúde: uso de camisinha – Variável Quantitativa.

2) Classifique cada uma das variáveis abaixo em Qualitativa (Nominal / Ordinal) ou Quantitativa (Discreta / Contínua):

a) Turma em que o aluno foi alocado (A ou B);

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com