TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinema

Exames: Cinema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre o filme “Os incompreendidos”:

Até mesmo o diretor, que não se sentia muito à vontade para admitir que o personagem era uma espécie de alter ego, não podia negar que o enredo era um espelho de sua própria infância, de seus conflitos com a mãe e com o pai adotivo.

O garoto se sente rejeitado pela mãe, quase um fardo impossível de se transportar, e apenas aceito pelo pai adotivo, como algo inevitável que se tem de suportar. Ele se refugia nos livros, principalmente no escritor francês Honoré de Balzac, e no cinema, sua paixão. Entre uma encrenca e outra, ele mente para os pais, mata aulas, se vê incompreendido não só no seio familiar, mas também na instituição educacional, inócua e arcaica, símbolo de um sistema educacional falido e impotente, pronto a reprimir qualquer sinal de criatividade e de rebeldia.

Truffaut retrata essa trajetória sem nenhum ranço piegas, optando por uma direção quase documental, que se equilibra entre cenas felizes e outras tristes, delicadas, um tanto melancólicas. O próprio cineasta revela não ter alcançado em sua obra posterior a genialidade atingida em Os Incompreendidos. Assim como admite ter criado neste clássico o retrato da solidão de uma criança , mostrar ao mundo que o mundo do adolescente não era compreendido pelos adultos.. O diretor reflete nas telas suas mais puras sensações, especialmente o sabor da vida oculta, construída longe do olhar dos pais, e todo seu empenho para que eles nunca descobrissem, sua meta principal nesta época. Os adultos do filme não o entendem. Não percebem que quando ele cita Balzac numa redação, não está tentando plagiar o grande escritor, mas homenageá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com