Ergonômicos Psicossociais E Organizacionais
Monografias: Ergonômicos Psicossociais E Organizacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabriciooliveira • 1/10/2013 • 3.987 Palavras (16 Páginas) • 798 Visualizações
ESTATÍSTICA
CONCEITO: é a ciência que se preocupa com a coleta, a organização, descrição (apresentação), análise e interpretação de dados experimentais e tem como objetivo fundamental o estudo de uma população.
Este estudo pode ser feito de duas maneiras:
• Investigando todos os elementos da população ou
• Por amostragem, ou seja, selecionando alguns elementos da população.
POPULAÇÃO
CONCEITO: é o conjunto, finito ou infinito, de indivíduos ou objetos que apresentam em comum determinadas características definidas, cujo comportamento interessa analisar.
A população é estudada em termos de observações de características nos indivíduos (animados ou inanimados) que sejam relevantes para o estudo, e não em termos de pessoas ou objetos em si. O objetivo é tirar conclusões sobre o fenômeno em estudo, a partir dos dados observados.
Como em qualquer estudo estatístico temos em mente estudar uma ou mais características dos elementos de uma população, é importante definir bem essas características de interesse para que seja delimitado os elementos que pertencem à população e quais os que não pertencem.
Exemplos:
1. Estudar os filhos tidos, tipo de moradia, condições de trabalho, tipo de sanitário. Números de quartos para dormir, estado civil, uso da terra, tempo de trabalho, local de nascimento, tipo de cultivo, etc., dos agricultores do Estado do Pará.
População: Todos os agricultores (proprietários de terra ou não) plantadores das culturas existentes no Estado do Pará.
2. Estudar a precipitação pluviométrica anual (em mm) na cidade de Belém.
População: Conjunto das informações coletadas pela Estação Pluviométrica, durante o ano.
4. As alturas dos cidadãos do Pará constituem uma população ou a população dos pesos desses cidadãos.
Divisão da população
- População Finita: apresenta um número limitado de elementos. É possível enumerar todos os elementos componentes.
Exemplos:
1. Idade dos universitários do Estado do Pará.
População: Todos os universitários do Estado do Pará.
- População Infinita: apresenta um número ilimitado de elementos. Não é possível enumerar todos os elementos componentes.
Entretanto, tal definição existe apenas no campo teórico, uma vez que, na prática, nunca encontraremos populações com infinitos elementos, mas sim, populações com grande número de componentes; e nessas circunstâncias, tais populações são tratadas como se fossem infinitas.
Exemplos:
1. Tipos de bactérias no corpo humano
População: Todas as bactérias existentes no corpo humano.
2. Comportamento das formigas de certa área
População: Todas as formigas da área em estudo.
AMOSTRAGEM
É a coleta das informações de parte da população, chamada amostra (representada por pela letra “n”), mediante métodos adequados de seleção destas unidades.
AMOSTRA
É uma parte (um subconjunto finito) representativa de uma população selecionada segundo métodos adequados.
O objetivo é fazer inferências, tirar conclusões sobre populações com base nos resultados da amostra, para isso é necessário garantir que amostra seja representativa, ou seja, a amostra deve conter as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que desejamos pesquisar.
O termo indução é um processo de raciocínio em que, partindo-se do conhecimento de uma parte, procura-se tirar conclusões sobre a realidade no todo.
Ao induzir estamos sujeitos a erros. Entretanto, a Estatística Indutiva, que obtém resultados sobre populações a partir das amostras, diz qual a precisão dos resultados e com que probabilidade se pode confiar nas conclusões obtidas.
CENSO
É o exame completo de toda população.
Quanto maior a amostra, mais precisas e confiáveis deverão ser as induções feitas sobre a população. Logo, os resultados mais perfeitos são obtidos pelo Censo. Na prática, esta conclusão muitas vezes não acontece, pois, o emprego de amostras, com certo rigor técnico, pode levar a resultados mais confiáveis ou até mesmo melhores do que os que seriam obtidos através de um Censo.
As razões de se recorrer a amostras são: menor custo e tempo para levantar dados; melhor investigação dos elementos observados.
FENÔMENOS ESTATÍSTICOS
Refere-se a qualquer evento que se pretende analisar cujo estudo seja possível de aplicação de técnicas da estatística.
A Estatística dedica-se ao estudo dos fenômenos de massa, que são resultantes do concurso de um grande número de causas, total ou parcialmente desconhecidas.
TIPOS DE FENÔMENOS:
Fenômenos Coletivos ou de Massa
Não pode ser definido pôr uma simples observação.
Exemplos: a natalidade, a mortalidade, a nupcialidade, a idade média dos agricultores do Estado do Pará, o sexo dos agricultores.
Fenômenos Individuais
Compõem os fenômenos coletivos.
Exemplos: cada nascimento, cada pessoa que morre, cada agricultor investigado.
CARACTERÍSTICAS
É preciso definir qual(is) a(s) característica(s) de interesse que será(ão) analisada(s).
A característica de interesse pode ser de natureza qualitativa ou quantitativa.
. ATRIBUTOS: são todas as características de uma população que não podem ser medidas.
Os
...