TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios - Bioetica

Artigo: Exercicios - Bioetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo Dirigido - 01

1. Mas uma ocorrência coloca a ambulância do SAMU em movimento pelas ruas da cidade. Os socorristas , após alguns minutos , chegam ao local de um grave acidente de transito envolvendo dois automóvel. Logo as macas estão lotadas de feridos e os primeiros socorros prestados com eficiência , mas de relance um dos socorristas observa um rasto de pneu , o que sugere que um terceiro automóvel esteja envolvido no acidente. Olhando mais atentamente , pode se ver o automóvel, descontrolado, desceu uma ribanceira e adentrou um rio de tamanho mediano.De imediato o socorrista busca por mais pessoas feridas.Quando chega ao automóvel , percebe que há duas pessoa desacordadas dentro do automóvel, que a cada minuto afunda mais no rio. Ele quebra o vidro com cuidado e vê um senhor de uns 70 anos na direção do veiculo e no banco de trás um garoto de uns 8 anos , ainda preso ao cinto de segurança. A quem o socorrista deve atender primeiro? Ele sabe ,por sua larga experiência e conhecimento de técnico - cientifico,que muito provavelmente sua decisão levara ao salvamento de um deles, mas deixara outro por sua própria sorte.A partir do modelo pragmático-utilitarista e do modelo personalista, descreva qual seria a atitude correta a ser tomada pelo socorrista e por que.

R> Com base nos modelos proposto, a atitude correta a ser tomada pelo socorrista seria atender primeiro a criança de 8anos, pois o modelo pragmático não renega a ótica individualista, mas pensam como uma possibilidade de ética pública, ou seja, escolhe a quem vai ser mais útil a sociedade, neste caso a criança, pois a mesma tem uma vida inteira pela frente.

2. Após uma determinada experiência de reprodução assistida , houve o descarte de embriões remanescentes da técnica de Fecundação In Vitro (FIV).Como cada modelo se posicionaria em relação ao relatado?

R> MODELO PERSONALISTA

Este modelo aceitaria o descarte de embriões, pois ele defende a idéia que a pessoa humana é única, mas para que as decisões sejam tomadas, elas tem que partir da pessoa, seja na prática clinica, na experimentação com seres humanos, etc.

MODELO PRINCIPIALISTA

Este modelo tem base em três princípios: respeito pelas pessoas (autonomia), beneficência e justiça; mas este modelo descartaria os embriões, pois dependendo da maneira como são interpretadas, esses princípios levam a solução contraditarias de um mesmo problema.

MODELO SOCIOBIOLOGIGO

Este modelo fala que o conceito de responsabilidade é correlato á liberdade de realização desses atos , ou seja , se o ato é empiricamente válido, e a liberdade condicionada ao empírico, o ato não é imputável de responsabilidade, neste caso o modelo aceitaria o descarte de embriões.

MODELO SUBJETIVISTA OU LIBERAL-RADICAL

Este modelo defende a idéia da supervalorização do “eu” que implica na negação do próximo, neste caso este modelo aceitaria o descarte dos embriões por que o que vale é a autonomia do sujeito e a liberdade radical.

MODELO PRAGMÁTICO – UTILITARISTA

Este modelo age em relação a sua justificação moral, com base na utilidade individual,e enaltecendo a relação custo - beneficio através da escolha do que é melhor para a sociedade; neste caso o modelo aceitaria o descarte de embriões.

MORAL SECULAR OU CONTRATUALISMO

Neste modelo , o juízo moral não é interferido pelos fatos e sim pelo acordo formado pelo individuo; neste caso o modelo só aceitaria o descarte de embriões se houvesse um acordo entre as partes.

MODELO FENOMENOLÓGICO

Este modelo defende a idéia que : quem se comunica tem valor; ou seja neste caso, o modelo aceitaria o descarte de embriões.

Estudo Dirigido – 02

1. Quais são os três argumentos em prol das obrigações de veracidade?

R>Os três argumentos são: 1- o consentimento não pode expressar autonomia a menos que seja um consentimento informado;2- a obrigação de veracidade ainda depende do respeito devido aos outros; 3- o respeito por sua liberdade de não querer manifestar opiniões quando não for seu dever fazê-lo.

2. Quando se pode justificar a não veracidade ? Dê exemplo.

R>A veracidade é obrigatória prima facie, não de forma absoluta , o ato de não revelar informações, de enganar e de mentir serão , ocasionalmente justificados.

3. O que significa afirmar que “ a veracidade não se limita a situação de consentimento informado “?

R> O primeiro argumento tem base no que Henry Siagwick e, depois dele muito chamaram de “falsidade benevolente” significa que ao se informar o paciente , um consentimento valido depende de uma comunidade honesta , menos que o consentimento não esteja em questão.

4. Quais são os três argumentos a favor da informação restrita/iludir ?

R>1º argumento basea-se no que Kenry Sidgwick e, depois dele, muito outros chamaram de “falsidade benevolente “ essa falsidade foi, durante muito tempo uma parte de tradição medica.

2º argumento= esse tipo de argumento “ aquele que você não sabe , não pode feri-lo e pode ajudá-lo , é conseqüêncialista especialmente a ameaça que ela representa, a longo prazo o relacionamento de confiança entre medico e paciência.

3º argumento = sustenta que alguns pacientes , principalmente , aqueles muito doentes em fase terminal, não querem saber a verdade sobre sua condição , a despeito das pesquisas de opinião que indicam o que eles querem saber.

5. Este caso ilustra as conseqüências da falta do diagnostico precoce de um tumor cerebral.Na primeira consulta , já se deveria ter suspeitado de uma causa neurológica para doença, tendo em vista que I.C.M.F. apresentava vômitos em jato, principalmente pela manhã , e não relacionados com a alimentação.Perdeu-se o senso diagnóstico ao se aceitar o laudo radiológico de úlcera duodenal, apesar de a criança não apresentar clínica compatível , e de esta condição clinica não se constitui em doença própria da idade. Além disso, o diagnostico de ulcera deveria ter sido questionado, mediante o fato de os vômitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com