TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência e verificação da determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares a uma carga constante

Relatório de pesquisa: Experiência e verificação da determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares a uma carga constante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O relatório aborda a realização do ensaio em laboratório para verificar a compressão simples sendo o método mais simples e rápido para determinar a resistência ao cisalhamento de solos coesivos e somente deste tipo de solo. O ensaio fornece o valor da coesão (resistência não drenada) de campo do solo, denominada cu, para isso deve ser feito com amostra indeformada e conservando sua umidade natural. Pode ainda ser usado para amostras de solos compactados.

Objetivos

O objetivo dessa pesquisa é realizar o experimento e verificar a determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante

Procedimentos

Aparelhagem

Prensa Hidráulica Anel Dinamometrico

Extrator de Amostra

Medidor de Deslocamento

Medidor das Dimensões

Cronometro

Balança

Ferramenta de Corte

Moldes para Compactação

Equipamentos para Compactação do corpo de prova

Membrana de Borracha

Execução do Ensaio:

Passo 1

Foi separado uma quantidade de solo seco, sendo selecionado e passado por uma peneira de abertura 10 mm para retirada dos grãos maiores que será descartado. Coloca essa amostra no cadinho, tara a balança e mede. Tem uma mistura total de 300g de solo/água da amostra.

Tem que mexer com uma espátula para manter o solo homogêneo. Colocar na estufa por 24 Horas.

Será realizado a compactação em no cilindro, sendo passado vaselina, e mais um anel serve de material para o procedimento, na parte reta coloca embaixo uma sacolinha na base da maquina, depois o cilindro com a vaselina e o anel. Depois coloca a amostra com o auxilio de um Funil. Será feito 2 Corpos de Prova com 100g de amostra. Será colocada uma sacolinha para não perde a amostra quando utilizar o soquete, tem que aplica 255 golpes, depois retirar a amostra com o auxilio dos espaçadores. Quando retirado assegurar que tenha se mantido um corpo de prova homogêneo.

Passo 2

Realizar mediante Prensa Mecânica com o período de deslocamento, tirar uma foto do corpo de prova rompido para assinalar o ângulo de ruptura se estiver caracterizado.

Resultados

Sendo dado:

Altura do Corpo de Prova - 6,5 cm

Dados do corpo-de-prova 1: Tensão de compressão (tensão de ruptura) do corpo-de-prova = 5,08 MPa e Diâmetro do corpo-de-prova = 50,40 mm.

Dados do corpo-de-prova 2: Tensão de compressão (tensão de ruptura) do corpo-de-prova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com