TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NASCENTES RECUPERANDO UM ACESSIVEL UM TANTO ESQUECIDO

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL[pic 1]

CAMPUS DE REALEZA

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

AMILTO BATISTA DE SOUZA JUNIOR

EDUARDA CECATTO LOURES

SACHA KAFER MORAES

NASCENTES

RECUPERANDO UM ACESSIVEL UM TANTO ESQUECIDO

REALEZA

2016

AMILTO BATISTA DE SOUZA JUNIOR

EDUARDA CECATTO LOURES

SACHA KAFER MORAES

NASCENTES

RECUPERANDO UM ACESSIVEL UM TANTO ESQUECIDO

Trabalho requerido no componente curricular Projeto Integrador ІІ do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Orientadores: Prof.ª Luciana Graciano; Prof.ª Izabel Aparecida Soares; Prof. Leomar Rippel; Prof.ª Andréia Marini; Prof. Gilza Maria de Souza Franco

Realeza

2016

RESUMO

Nosso trabalho tende por meio de varias pesquisas buscar formas de caracterizar as nascentes e encontrar meios de proteção rápidos e eficazes, aumentando assim o conhecimento de pessoas leigas e juntando forças para um futuro mais longo e sustentável para todos, já que a água é um recurso vital para a nossa sobrevivência. A preservação das nascentes garante vida às gerações futuras.

Palavras-chave: Nascentes. Sobrevivência. Preservação.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................05

1.1 OBJETIVO GERAL......................................................................................05

1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS........................................................................05

2. NASCENTES E SEUS VILÕES.....................................................................06

2.1 TIPOS DE NASCENTES..............................................................................06

2.2 LEGISLAÇÕES PARA PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES......................................................................................................07

3.ANALISE DE DADOS.....................................................................................09

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................09

5.REFERENCIAS...............................................................................................09

1. Introdução

As nascentes são recursos hídricos facilmente encontrados em quaisquer locais urbanos ou rurais, podem ter várias designações, variando quanto sua forma, seu volume de água, entre outros aspectos. "No Brasil, embora a água seja considerada recurso abundante existe áreas muito carentes a ponto de transformá-la em um bem limitado às necessidades do homem. Normalmente, a sua escassez é muito mais grave em regiões onde o desenvolvimento ocorreu de forma desordenada, provocando a deterioração das águas disponíveis, devido ao lançamento indiscriminado de esgotos domésticos, despejos industriais, agrotóxicos e outros poluentes." (MOITA & CUDO, 1991).

"A preocupação com a falta crônica de água não se restringe ao nosso semi- árido, mas se estende a muitas das Regiões Metropolitanas brasileiras. Embora o Brasil disponha de uma significativa porcentagem dos recursos hídricos mundiais, muitas regiões convivem com recursos hídricos da ordem de duzentos metros cúbicos por habitante por ano, gerando condições críticas de abastecimento e conflitos no uso da água." (HESPANHOL, Ivanildo, 2008, pg.154).

Leis já foram criadas, para que desmatamentos e degradação de nascentes sejam considerados crimes, mas estas por sua vez precisam ser colocadas em pratica, pelos órgãos responsáveis. A água é essência para nossa vida, já que a utilizamos todos os dias em diversas funções, como por exemplo, na produção de energia, alimentos vegetais e animais, ao tomar banho, e todas as indústrias utilizam água em alguma fase da produção, direta ou indiretamente.

A água deve ser tratada como um cristal, onde quaisquer descuidos podem trazer impactos irreversíveis.

  1. Objetivo Geral:

Com a elaboração desse trabalho, pretendemos adquirir conhecimentos e técnicas úteis para que esse recurso tão necessário e de tanta vulnerabilidade possa ganhar mais importância na vida das pessoas, assim sendo, que as nascentes não sejam mais vistas como algo de fácil acesso e infinita disponibilidade, mas sim como um recurso hídrico finito que precisa de cuidados diários.

  1. Objetivos Específicos:
  • Diagnosticar os problemas que originam a escassez das nascentes;
  • Estudar a legislação e as formas de proteção legal;
  • Identificar os vários tipos de nascentes;
  • Encontrar por meio da literatura, métodos para a proteção dessas áreas com nascentes;
  • Buscar soluções simples para os problemas relacionados com a degradação das nascentes.

2. Nascentes e seus vilões

        A oferta de recursos hídricos no Brasil pode ser considerada generosa, possui 12% das reservas de água do planeta, enquanto abriga 2,8% da população mundial (167 milhões de habitantes). A China com 25% da população possui 10% das reservas de água, e o Japão, com 2,5% da população mundial, possui o equivalente a 1% das reservas. Essa condição faz com que o Brasil  esteja entre as nações mais ricas em água doce do planeta, com 54% (5.600km3/ano) do deflúvio total dos rios da América do Sul (10.377km3/ano) ou 14% do mundo (40.673km3/ano). Mesmo com tanta água a disposição poucas são as pessoas que tem acesso a uma água de qualidade, principalmente por morarem em locais áridos ou sem saneamento básico, tendo que usar água contamina e suja no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (482 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com