TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ATIVIDADE EXPERIMENTAL DISCIPLINA DE BIOTECNOLOGIA

Artigo: RELATÓRIO ATIVIDADE EXPERIMENTAL DISCIPLINA DE BIOTECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Os meios de cultura são utilizados para fornecer o ambiente adequado para a ocorrência de determinados fenômenos científicos, bem como reações químicas, biológicas e alterações físicas. Hoje sua manipulação é feita tanto em laboratório quanto em empresas privadas que visa, utilizar esta técnica como fonte de pesquisa para o desenvolvimento, clonagem e micropropagação de plantas. Desenvolvendo assim novas técnicas para obter plantas, com maior grau de nutrientes explorando e destacando suas melhores funções e utilizações.

Palavras Chave: Meio de cultura, micropropagação, nutrientes.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. OBJETIVOS GERAIS 7

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

2. 2 MATERIAIS E MÉTODOS 7

2.3 VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS 7

2.4 REAGENTES E SOLUÇÕES 7

2.5 PROCEDIMENTOS EXPRIMENTAIS 8

2.6 DESEVOLVIMENTO 9

2.7 RESULTADOS 10

2.8 CONCLUSÃO 10

3.0 BIBLIOGRAFIA 11

1. INTRODUÇÃO

Os meios de cultura são (preparações sólidas, líquidas ou semi-sólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos), também sendo o conjunto de nutrientes necessários para que ocorra a multiplicação ou manutenção de microrganismos, são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.

Existem variados meios de cultura, para finalidades extremamente diferentes que vai de nutrição e produção de plantas a isolamento de bactérias. Dada à variedade de tipos nutritivos, é fácil compreender que não há um meio de cultura universal. (Borzani).Os meios de cultura devem ter nutrientes suficientes para o crescimento do organismo afim de que não impeça o crescimento e desenvolvimento do mesmo, assim para compor um meio adequado é necessário conhecer a fisiologia dos microrganismos em estudo. Tendo como fator principal a esterilização a fim de eliminar qualquer tipo de contaminante, desenvolvendo técnicas de assepsia na manipulação do meio.

De um ponto de vista geral, os meios de cultura podem ser classificados tendo em conta o seu estado físico, a sua composição química e os objetivos funcionais a que se destinam. Podendo ser classificados em sólidos, semissólidos e líquidos.

Em microbiologia são utilizados basicamente dois tipos de meios de cultura:

• Meios de cultura sintéticos ou definidos – meios de cultura cuja composição química é perfeitamente conhecida.

• Meios de cultura complexos - meios de cultura cuja composição exata é desconhecida. Como componentes apresentam ingredientes como peptonas Glossário, cuja formula não é conhecida. Um exemplo deste tipo de meios é o meio LB que é um meio rico apropriado ao cultivo de diversos microrganismos, em particular de bactérias.

E para o isolamento de bactérias e fungos pode ser feito através do recurso e/ou combinação dos seguintes tipos de meios:

• Meios seletivos – suprimem o crescimento de determinados microrganismos em benefício de outros.

Exemplo: meio seletivo para pesquisa de coliformes, utilizado na análise microbiológica de águas: os meios complexos que permitem o isolamento de coliformes (enterobactérias Gram negativas) são suplementados com sais biliares ou com o sal lauril-sulfato de sódio, que atuam como agentes inibidores do crescimento de bactérias Gram positivas.

• Meios diferenciais – permitem a distinção entre diferentes grupos de microrganismos com base na capacidade de metabolizar componentes específicas do meio de cultura ou na morfologia (aparência) das colônias. Permitem, por vezes, a identificação de microrganismos com base nas suas características biológicas.

Exemplo: meio Agar de sangue, que permite a distinção entre bactérias hemolíticas e não-hemolíticas. O padrão de hemólise (dos glóbulos vermelhos de sangue) no meio ágar de sangue permite distinguir bactérias, tais como Streptococcus pyogenes (causadora da faringite) que causa a lise completa dos glóbulos vermelhos do sangue produzindo halos transparentes à volta das colônias, Streptococcus mutans (causa cárie dentária), que não é hemolítica, e Streptococcus pneumoniae (causadora de pneumonia bacteriana) que lisa parcialmente os glóbulos vermelhos do sangue.

2. OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento do conhecimento na manipulação dos meios de cultura, através da manipulação e confecção dos mesmos, além de aplicar os conhecimentos e manipular equipamentos de laboratório.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Preparo de 150 mL de meio de cultura MS (Murashige & Skoog, 1962) visando indução de discos (folhas imaturas) de cana à regeneração no escuro

2. 2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.3 VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS

Béquers, provetas, pipetas de 2 e 5mL, pipetadores, agitadores magnéticos com aquecimento e peixinhos, balança, pHmetro, autoclave, micropipetas e ponteiras, frascos para meio com tampa de plástico ou de papel alumínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com