TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Ciências fácil ou difícil

Por:   •  6/3/2022  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

Ciências: fácil ou difícil

A obra possui cinco capítulos nos quais o autor aborda temas interessantes no ensino de ciência, de forma proporcional, um capítulo complementando o outro.

Começo relatando a história dos irmãos gêmeos, que estão chegando à escola agora, a mãe relata que eles estão vindos de uma escola pequena que era muito “puxado em ciências” (p.29). Para ajudar a mudar o conceito de ciências que é vista como um ensino puxado deve ser realizado trabalhos em conjunto com professor, aluno, família e cotidiano, esse conjunto faz com que os alunos compreendam o tema para depois formular suas respostas e não decorar letra por letra, palavra por palavra, que são encontradas em livros.

Porém como o próprio autor relata no capitulo três, as terminologias são de fato importantes e não devem ser abandonadas, mas uma devida explicação sobre seu significado deve ser transmitida para os alunos, quando houver necessidade, sendo mais propício primeiramente o uso de palavras que fazem parte do vocabulário dos alunos, antes da utilização das temáticas necessárias. “De forma semelhante, o professor, durante as aulas de ciências, não deve incutir nos alunos a crença de que ele seja uma espécie de enciclopédia que detém todas as respostas possíveis para as mais insólitas perguntas.” (p.49). Portanto o aluno deve ter a chance de se expressar na sala de aula para saber a amplitude do seu conhecimento como diz Bizzo “Um bom professor é aquele que sabe mediar o conhecimento.” O quarto capítulo expressa bem sobre o livro didático que não devemos extingui- lo, mas sim deve ser utilizado como um material de apoio para pesquisas e principalmente para o educador como meio de se orientar.

Os chamados “projetos de ciências” são válidos, para repensar uma melhor forma de estimular os alunos em seus experimentos, induzindo-os a aplicar esses conhecimentos em seu cotidiano, valorizando os projetos que estão dentro do seu contexto social, como os diversos problemas ambientais que toda a humanidade se depara nos dias de hoje, como por exemplo, a conservar e preservar os recursos naturais tanto os renováveis como os nãos renováveis, dentre outros assuntos que fazem não só parte da atualidade, mas também da realidade do educando. Por isso o quinto capítulo é muito importante, pois fornece uma direção ao professor com diversas informações e práticas que podemos aplicar para nossos alunos em sala de aula, em áreas específicas das ciências fazendo com que eles tragam seu cotidiano e suas crenças para sala de aula.

Opinião Critica

O que torna importante na obra de Nélio Bizzo para o meu aprendizado é que a ciência não é difícil, mas é o professor que muitas vezes dificulta. Se o professor elabora uma aula com antecedência utilizando vários métodos de ensino, ele consegue a atenção do aluno, saindo do fato de apenas decorar, copiar e colar. O professor com isso consegue fazer com que os alunos tragam o seu conhecimento para dentro da sala de aula, fazendo com que eles participem das aulas e mudando o ambiente escolar, sendo muito mais flexível para ter uma boa dinâmica em sala de aula. O professor fica aberto às dúvidas dos alunos e quando não souber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com