Resumo Do Artigo Percepção De Dor Aguda Em Pacientes Com Transtorno Do Panico
Ensaios: Resumo Do Artigo Percepção De Dor Aguda Em Pacientes Com Transtorno Do Panico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tainasalles • 11/3/2015 • 585 Palavras (3 Páginas) • 760 Visualizações
Percepção de dor aguda em pacientes com transtorno de pânico
O transtorno de pânico é uma psicopatologia caracterizada por ataques recorrentes e inesperados de pânico. O ataque de pânico é definido por terror ou medo intenso na presença de taquicardia, hiperventilação, pressão arterial elevada, asfixia, náusea, desconforto abdominal, tontura, dores no peito e sensações subjetivas de pavor e morte iminente.
Considerando o fato de que o medo inibe a dor e a sugestão proposta por Deakin e Graeff (1991) de que o medo inibe o pânico, qual seria o padrão de percepção de dor aguda em sujeitos acometidos com transtorno de pânico? O presente estudo teve como objetivo investigar, por meio de um procedimento experimental adaptado para esta situação, os limiares nociceptivos e a percepção subjetiva de dor aguda em pacientes com transtorno de pânico submetidos ao teste de pressor ao frio.
Método
Participantes
Trinta e sete portadores de transtorno de pânico participaram do estudo. Eles foram voluntariamente convidados para o estudo após admissão para tratamento e diagnóstico confirmatório.
Para cada participante com transtorno de pânico foi selecionado um voluntário saudável de mesmo sexo e idade próxima, sendo então convidado para ser submetido ao procedimento experimental na mesma localidade.
Materiais e Procedimento
Sob a instrução do experimentador cada participante mergulhou sua mão na cuba de água, com a mão aberta e sem tocar no fundo, e recebeu a instrução de que deveria permanecer com ela mergulhada até o momento em que suportasse. Uma latência máxima de três minutos foi estabelecida para a retirada da mão. Se após este intervalo de tempo o participante não tivesse retirado sua mão da água, o experimentar solicitava que o mesmo a retirasse naquele exato momento.
Adicionalmente, cada participante foi instruído a responder uma versão resumida do Questionário McGill de Dor. O questionário consistiu de 15 descritores de dor, organizados em grupos e relacionados aos componentes sensorial, afetivo-motivacional e global da dor.
Resultados
Os pacientes com transtorno de pânico mostraram uma tendência maior de experiência de dor do que o grupo controle de participantes. As diferenças, no entanto, não se mostraram estatisticamente significantes. Houve também uma tendência de diferença de gênero, mas sem efeito estatístico significante.
Por sua vez, quando os participantes relataram o nível de dor a partir da escala unidimensional que mediu a percepção global da dor no Questionário McGill, os pacientes com transtorno de pânico julgaram os descritores de dor significantemente mais aversivos do que os voluntários sadios.
Discussão
O principal objetivo deste estudo foi investigar a percepção de dor aguda em pacientes com transtorno de pânico por meio de um procedimento experimental baseado em um teste amplamente utilizado para o estudo da dor, o teste pressor ao frio.
A percepção de dor aguda detectada pela latência de retirada da mão da água fria e pela escala visual analógica mostraram padrões semelhantes nos portadores de transtorno de pânico
...