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GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA MONITORIA DE BIOQUÍMICA BÁSICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Por:   •  27/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

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GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA MONITORIA DE BIOQUÍMICA BÁSICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Marcelo Araújo de Vasconcelos¹; Lizandra Mesquita Ramos²; Wanderléia de Aguiar Policarpo³.

Acadêmico de Nutrição pelo Centro Universitário UNINTA¹; Acadêmica de Nutrição pelo Centro Universitário UNINTA²; Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)³.

INTRODUÇÃO: A monitoria no ensino superior tem caráter de ganho individual e coletivo. Através da iniciação à docência, o monitor tem a oportunidade de se aprofundar na área estudada, bem como contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados. Uma das estratégias utilizadas na educação atualmente é a organização da sala de aula invertida, com a aquisição de conhecimentos através do uso de metodologias ativas, como por exemplo a gamificação. A gamificação como estratégia de aprendizagem ativa consiste na utilização de elementos, não para jogar, mas para motivar, engajar, envolver, aumentar a atividade, promover a aprendizagem, resolver problemas, desenvolver habilidades e motivar a ação para alcançar objetivos específicos (SILVA; SALES, 2017). OBJETIVO: Descrever a relevância da gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Bioquímica Básica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da observação como monitor da disciplina de Bioquímica Básica. Algumas plataformas gamificadas foram utilizadas para auxiliar no ensino da disciplina, como: Kahoot, Qr Code Generation e Goconqr. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por meio dessas estratégias tornou-se possível reduzir os índices de reprovação de  disciplinas consideradas complexas pelos alunos, além de permitir o entrosamento e engajamento dos alunos mais tímidos em sala de aula, visto que muitas vezes o conhecimento é apreendido de formas diferentes. CONCLUSÃO: A aplicação da gamificação como metodologia ativa promoveu a diversificação e dinamismo das atividades didáticas pedagógicas desenvolvidas pelo monitor, além disso, contribuiu para uma melhor aprendizagem dos alunos que apresentavam dificuldades na disciplina. Além de contribuir para o ensino educacional, estas metodologias apresentam caráter sócio ambiental, pois não houve a necessidade da utilização de papéis para organização das mesmas, e sim o uso de celulares, tabletes e notebooks. Dessa forma, de uma maneira sustentável foi feito um excelente uso da tecnologia com o ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Bioquímica, Tecnologia, educação. 

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