TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

Por:   •  5/4/2021  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

A disciplina de musculação e treinamento de força é de suma importância na formação acadêmica, pois através dela podemos compreender a aplicação os aspectos biomecânicos, fisiológicos e anatômicos.

O músculo é formado pela fibra muscular, que é inervada pelo motoneurônio alfa, compondo assim a unidade motora, que é ativada através de esforço voluntário, sobre a eficiência da contração muscular, podemos afirmar que e três aspectos são essenciais, sendo eles: a capacidade do indivíduo de ativar o maior número possível de um dos músculos antagonistas, a capacidade de coordenar a ação dos músculos agonistas e antagonistas e a capacidade biomecânica dos segmentos do corpo em relação ao objeto desejado.

Para uma melhor compreensão, segue abaixo as funções que o músculo pode exercer durante a realização dos movimentos no treinamento:

Agonista: Quando o músculo é o motor principal, responsável pelo movimento.

Antagonista: Quando o músculo se opõe ao movimento do antagonista, afim de controlar a força.

Sinergista: Quando o músculo auxilia o agonista, ajudando no movimento, fixar alguma articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado.

 Vale ressaltar que o mesmo músculo pode desempenhar qualquer uma das funções, dependendo da angulação que a articulação se encontra.

                        Sobre o sistema articular, é correto afirmar que ele é o responsável por transmitir força de um osso ao outro, bem como facilitar o movimento entre eles. Dentro da musculação existem dois movimentos específicos, sendo eles, o movimento rotatório e movimento translatório, o primeiro corresponde a um movimento em volta de um eixo com uma trajetória curvilínea, e o segundo corresponde a um movimento de um seguimento em linha reta.

                        As alavancas do corpo humano, durante a realização de um exercício são: haste rígida, que corresponde ao segmento corporal envolvido no movimento; ponto fixo, que corresponde à articulação; força potente, que corresponde à força muscular; e a força resistente, que correponde ao peso do segmento corporal e/ou cargas adicionais.

Outras definições importantes:

Força: Ação exercida de um objeto sobre o outro.

Vetor: Traço que tem um ponto de aplicação, a respeito da quantidade e direção da

força.

Torque: Efeito rotatório gerado pela aplicação de uma força.

Cadeia Cinética:  é definida como uma montagem de  articulações conectadas de maneira que promovam movimentos controlados em resposta a um movimento fornecido como estímulo, podem ser divididas em duas, aberta e fechada, a primeira é caracterizada pela liberdade do segmento distal, enquanto a segunda o segmento distal da articulação é fixo e suporta considerável resistência externa, reduzindo assim a sua liberdade de movimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com