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BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

DOUGLAS FRANCISCO GASPARIN

BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO:

JI-PARANÁ

2017


DOUGLAS FRANCISO GASPARIN

RA 1147900

BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO:

Atividades apresentada ao Centro Universitário CLARETIANO para obtenção de nota parcial na disciplina de Anatomia Humana Geral do curso de Educação Física Bacharelado sob a coordenação do Prof. Edson Renato Nardi.

JI-PARANÁ

2017

ATIVIDADES:

Descrição da atividade Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Analise as frases motivacionais a seguir e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de ágon ou areté e justifique sua escolha.

R: Fonte Frase sobre esportes: Você ficará surpreso em verificar o quão longe você pode ir a partir do ponto que você considerava que era o fim.

Areté - Essa palavra traduz e interpretado com referente à virtude, bondade e excelência. Em resumo, temos nele a pressuposição de que, havendo dedicação e esforço, podemos ser o melhor que nosso potencial nos permitiria alcançar, e ainda, que o ser humano possui um potencial de superação que pode ser alcançado além do que se espera.

Conforme Aristóteles (apud JAEGER, 2001, p. 35-36): Quem está impregnado de autoestima, deseja antes viver um breve período no mais alto gozo a passar uma longa existência em indolente repouso; prefere viver só um ano por fim nobre, a uma vasta vida por nada; escolhe antes executar uma única ação grande e magnífica, a fazer uma série de insignificâncias.

2) Leio o texto “Corpo ativo e Filosofia”, produzido por Silvio Gallo e, logo depois, redija uma síntese apresentando as abordagens que o autor identificou como defensoras do corpo ativo e as abordagens que não realizam essa defesa. Ao fazer sua síntese, apresente uma citação oriunda desse texto na qual o autor justifica o seu posicionamento a respeito desse tema.

R: Conforme Wagner Moreira, (pag 18); Platão tem uma concepção de corpo ativo fundamental para o próprio exercício da filosofia e da uma vida digna de ser vivida. Nota-se que com essa exposição sumária das concepções de corpo ativo diferenciadas de Platão e de Aristóteles sobre o ser humano, que embora o foco da filosofia fosse a alma, por ambos compreendida como a sede do pensamento, corpo não era desprezado. Ao contrario, ambos, por vias distintas, afirmavam a importância da saúde do corpo para o bom pensamento.

Na proposta aristotélica observamos a possibilidade de já identificar os pressupostos da corporeidade, quando Gallo (2006, p.12-13) expõe que:

A visão de Aristóteles pode ser chamada de orgânica; a alma é aquilo que anima o corpo, mas está plenamente integrada a ele. O movimento, qualquer movimento físico, é feito pelo corpo, mas possibilitado pela ação da alma; da mesma maneira, o pensamento é faculdade da alma, mas só pensamos porque somos corpóreos. Parece-me ficar claro, assim que, para Aristóteles (representando o espírito da cultura grega da época), “corpo ativo” não seria um conceito estranho, posto que o corpo seja necessariamente lugar de atividade, garantindo o dinamismo da vida.

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