TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF

Por:   •  20/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                          [pic 2]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - CINESIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

Curso do Centro Universitário ETEP

em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF

Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

RESUMO

     Cinesiologia  é a Ciência que estuda o movimento dos corpos relacionada à anatomia e ela  surgiu a partir da fascinação de pessoas pelo comportamento motor animal, o que levou a considerações sobre questões como o mecanismo de deambulação humana, assim como o mecanismo de nado dos peixes, o vôo dos pássaros e quais seriam os limites de força muscular.

   O crescimento e o desenvolvimento humano começam desde o momento da concepção até a segunda década de vida. Em cada etapa da infância, o bebê desenvolve habilidades para controlar a posição da cabeça e do tronco, rolar, sentar, engatinhar e andar.

Na fase adulta, o crescimento cessa e são observados outros tipos de crescimento, como hipertrofia, por exemplo.

     É importante conhecer as fases de crescimento e as etapas do desenvolvimento motor durante a infância para que o profissional de educação física avalie as medidas de crescimento e com isso consiga traçar atividades física de acordo com as habilidades e as faixa etárias de cada indivíduo, que varia da fase infantil para a fase adulta.

Palavra-chave:

 Movimento e lesões

1 INTRODUÇÃO

  A cinesiologia estuda  o movimento humano, e suas  estruturas que realizam os movimentos, tais como a musculatura, as estruturas ósseas, as articulações, os tecidos moles presentes nas articulações, as fáscias, tendões, ligamentos e demais estruturas que possam estar envolvidas com a execução do movimento em qualquer plano e eixo.

   Em sua multidisciplinariedade, fazendo assim com que os movimentos executados pelo corpo humano sejam melhor compreendidos, buscando seus mecanismos de ação junto às forças internas e externas que atuam para tal execução, podendo assim entender as limitações de cada estrutura articular ou membro, assim como também pode-se ter a visão preventiva em relação a lesões.

    O profissional de Educação Física deve entender o corpo humano e sua relação com o movimento, melhorando a capacidade motora, consciência corporal e domínio dos movimentos do aluno, fazendo-o capaz de solucionar problemas motores do cotidiano.

2 Exercício com acompanhamento

  A população desde o adolescente até o idoso procura academias para praticarem atividades físicas para seu, bem-estar, musculatura, emagrecimento ou cardiovascular com determinações específicas para cada indivíduo variando de acordo com a idade, aptidão física, tempo de inserção no ambiente da academia e objetivos. A musculação é uma prática muito antiga que vem sendo utilizada desde o Egito Antigo e que quando realizada da forma correta com constância e acompanhamento é capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde prevenindo doenças, tratando aspectos físicos, emocionais e psicológicos que influenciam diretamente a população.

     Os benefícios da musculação ainda é uma prática suscetível ao desenvolvimento de  possíveis  lesões em seus praticantes, agravamento das mesmas e o desencadeamento de sintomas osteomusculares. Grande parte das lesões são geradas durante exercícios resistidos realizados de maneira incorreta, com cargas excessivas, por falhas de orientação dentro do âmbito esportivo ou falhas na execução.

      Entre os tipos de lesões no ambiente desportivo, tem-se duas distinções básicas de lesões musculares e lesões ósseas. As lesões ósseas são diretamente associadas às articulações e podem evoluir para uma disfunção articular, envolvendo articulações associadas. O tecido ósseo passa por um processo de regeneração durante o processo de recuperação. Já no tecido muscular ocorre um processo de reparo das fibras dividido em três fases: destruição, reparo e remodelação. A lesão muscular envolve um processo de inflamação aguda ou crônica com ruptura das fibras dependendo do tempo e nível da lesão (FERNANDES, 2011; SANTANA, 2020).

 Toda atividade física precisa de um profissional que direcione o exercício correto para não ocorre o risco de lesões.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

     O trabalho teve como tema avaliar a atividade física sem acompanhamento onde possivelmente foi gerado lesões   em praticantes de exercícios físicos em academias e caracterizado pela a utilização sobrecarga de forma muito frequente em relação as mulheres e homens que querem ganhar massa muscular e emagrecer em um curto período. Acabam usando excesso de carga, a necessidade psicológica de se desconstruir o movimento original e sem um acompanhamento de um profissional de educação física, para vantagem mecânica e, eventualmente, amplitudes excessivas, com isso, um maior índice de lesões musculares e ligamentares poderão ser identificadas.

     Prática da musculação, pode-se destacar o excesso de treinamento, uso inadequado de técnicas de treino ou a combinação de ambos, bem como a falta de atenção ou orientação na realização dos exercícios. Ressalta-se também sobre a possível negligência de ajuda do praticante pelos profissionais da academia, devido à falta de receptividade em correções durante os exercícios físicos.

4 CONCLUSÃO

     O levantamento da minha pesquisa, pode concluir que a maior parte da população, lesionada dentro de academias e centros de fisioterapia relacionados a exercícios físicos em academias, não obtiveram orientações especificas, e correções e acompanhamentos de um profissional de educação física.

 Na  pesquisa , foi possível encontrar muitas conclusões. Quanto a predominância de sexo, o sexo masculino foi o mais evidente, com isso, acredita-se na relação entre as altas cargas mais comumente utilizadas por homens do que por mulheres, e na execução, que se torna mais difícil gradualmente e diretamente proporcional à medida que a carga aumenta. Em relação a atividades realizadas e frequência constatou-se que a maioria dos participantes que apresentaram lesão realiza somente musculação e frequentam a academia mais de 3 vezes na semana. A partir disso, é nítido que execuções incorretas constantes somadas a cargas elevadas geram lesões de forma direta. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com