TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Esporte Como Prática Inclusiva Na Escola E Sociedade

Por:   •  8/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 12

IMPORTÂNCIA DO ESPORTE COMO PRÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLA E SOCIEDADE

Leticia da Rocha Conte¹

Adelita Aparecida da Silva²

  1. INTRODUÇÃO

A educação física faz parte de vários setores da sociedade, em especial saúde, educação e o social, ela tem plenas possibilidades de ser independente e se autossustentar a partir de componentes que lhe são próprios, pois sua verdadeira magnitude é fornecida pelo próprio ser humano.

Segundo Santin (2003, p. 35), “é o humano que sustenta e alicerça a Educação Física. É no homem diretamente que a educação física encontra sua razão de ser”, sendo assim, quando aplicado corretamente a filosofia de trabalho, faz com que as pessoas compreendam a real identidade da educação física dentro da sociedade.

Na escola como conteúdo característico da educação física, encontra-se os esportes, eles são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, tanto que está disposto no documento normativo nacional, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma unidade temática inteiramente da educação física em todos os diferentes níveis de ensino, apresentando que é possível desenvolver competências e habilidades do aluno através da prática-teórica dos esportes.

Na saúde, a educação física proporciona diversos benefícios, principalmente em contribuir para evitar o desenvolvimento de doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade, ansiedade, depressão, câncer, entre outras doenças, ajudando a aumentar autoestima e disposição, ou seja, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.  

No lado social, a educação física está presente de diversas formas, na socialização entre as pessoas por estar realizando as práticas, os valores que se adquire durante as práticas e a inclusão em qualquer das práticas, sendo essencial para construção de uma sociedade justa, com respeito e solidária.

A prática esportiva traz consigo, o processo do movimento, interpretação e reformulação, consegue mostrar como o indivíduo pensa, como ele sente e como se vê, proporcionando através do esporte, a inclusão social, cumprimento e importância de se ter regras, reflexão diante dos valores humanos, relevância do respeito e o poder da socialização, independentemente da singularidade de cada pessoa.

O conhecimento adquirido através da prática esportiva para a pessoa, mostra-se de uma compreensão transformado continuadamente a existência, que é possível e necessário mudar referências a cada momento em que se vive, ou seja, tornando um ser flexível de acordo com o meio onde está inserido.

Seguindo então com o assunto, através dessa pesquisa, realizada através de referências bibliográficas, busco mostrar a importância do esporte como pratica inclusiva na escola e na sociedade.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO

A educação física nos faz compreender que devemos acompanhar o crescimento e desenvolvimento de uma pessoa para que possamos saber como trabalhar com ela.

O comportamento humano é algo muito abrangente, pois abre muitos questionamentos, mas é difícil de respondê-los, pois cada indivíduo tem um comportamento, crescimento e desenvolvimento diferente, tudo depende de seu amadurecimento e o meio onde vive, o que corrobora com a fala de Vygotski, em que na sua teoria do desenvolvimento humano, o sujeito adquire o conhecimento pela interação com o meio onde vive, nas relações históricas, culturais e sociais.

A qual concebe a aprendizagem e o desenvolvimento como independentes entre si, o desenvolvimento constitui-se em um processo de maturação do sujeito segundo as leis naturais e a aprendizagem é meramente exterior às oportunidades criadas pelo processo de desenvolvimento (MORAES, 2008, p.2)

O indivíduo necessita que seja trabalhado todos os seus aspectos de desenvolvimento, como, cognitivo, afetivo-social e motor, a educação física proporciona isso através do movimento em sua prática.

O movimento é uma das partes principais que o corpo precisa, pois é através do movimento que o ser humano interage com o meio onde vive. E com os esportes é possível conseguir uma gama de movimentos variados, ideais para o processo de desenvolvimento corporal, social, afetivo e de ensino-aprendizagem.

Sabe-se que muitas pessoas tem dificuldade de se relacionar e realizar praticas, devido a sua particularidade, seja ela por ter alguma deficiência ou doença que impeça, por se sentir inferior aos seus próximos ou por ser tímido para ter autonomia e liberdade para se manifestar, diante dessas situações a  inclusão entra como ferramenta essencial dentro da sociedade para que todos tenham seus direitos e oportunidades.

Inclusão tem acordo com o dicionário, é “ato, efeito de incluir-se”, para Strieder e Zimmermann (2013, p. 3),

A inclusão exige uma mudança de mentalidade e de valores nos modos de vida e é algo mais profundo do que simples recomendações técnicas, como se fossem receitas. Requer complexas reflexões de toda a comunidade escolar e humana para admitir que o princípio fundamental da educação inclusiva é a valorização da diversidade, presente numa comunidade humana.

Molon e Pacheco (2020, p.4)

Inclusão diz respeito uma construção de uma concepção de tratamento dessas pessoas pela sociedade. Esta se reorganiza de modo a garantir o acesso de todos aos bens e a todos os serviços. Na inclusão o indivíduo se dissolve em meio as pessoas ditas normais, ele se integra de uma maneira harmônica e orgânica

        

Percebe-se que a inclusão não é apenas recomendações a ser seguida, deve ser aceita por todos, que isso trata-se de aceitar o outro com suas diferenças, que hoje apesar de todas informações e tecnologias que se tem ao alcance, toda essa evolução que vem acontecendo no mundo, ainda a mentalidade humana é resistente em querer aceitar que o diferente também deve e tem os mesmos direitos, os mesmos deveres e devem ter as mesmas oportunidades.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INCLUSÃO SOCIAL

A escola é um auxílio e capaz de ensinar muitas coisas. 

A escola então estaria tratando de saberes mais elaborados, rompendo com a cultura primeira, ampliando o horizonte do aluno para coisas, lugares e saberes que ele não atingiria sem ela (MATTOS, 2008, p.2).

        Na escola é um ambiente onde se tem a possibilidade de conseguir ver, vivenciar e refletir sobre todas essas questões que envolve o ser humano, e tornando possível essa visão dentro desse ambiente, pode ser que seja mais fácil o entendimento desse conceito na sociedade, o incluir.

         Dentro das escolas, se fala especialmente da educação inclusiva é um meio que se estende uma inclusão de todos os estudantes, seja de sua forma de comportamento, seu estado financeiro, seu estilo de vida e principalmente suas necessidades educativas, isso tudo dentro do ensino regular, menciona a reorganização da cultura, da política, da pratica experimentadas de forma que correspondam a diversidade dos seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com