TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Florence e Ana Nery

Por:   •  26/8/2019  •  Dissertação  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 8

- BIOGRAFIA DE FLORENCE NIGHTINGALE –

Florence Nightingale uma mulher de cuja trajetória fascinante, é fonte de inspiração e alvo de pesquisa para estudiosos em todo o mundo, devindo a sua grande contribuição na criação da moderna enfermagem. Pioneira na transformação da enfermagem, e na melhoria do desenvolvimento da saúde com suas medidas e utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos.

Uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos na guerra, em meio a sua trajetória e baseando no seu modo de trabalhar, ficou conhecida na história da enfermagem como: "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento durante todas as noites para iluminar e prestar os primeiros atendimentos aos feridos. Criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres e Recebeu a Ordem do Mérito, em 1901, durante a Era Vitoriana.

Considerada a precursora da Enfermagem Moderna, filha do senhor William Edward e da senhora Francis Nightingale era de família de grande poder aquisitivo e financeiro reconhecida como família vitoriana da Inglaterra. Recebeu o nome Florence por tem nascido na Florença, no dia 12 de maio de 1820, durante uma viagem em que seus pais faziam pela Itália.

Era a segunda filha do casal, Inicialmente Florence e a irmã estudavam em casa, com os pais, pois não havia escolas para elas, a não ser os mosteiros e conventos católicos, em sua maioria. Seu pai era formado em estudos superiores com grande conhecimento na literatura, na história natural e geral, na filosofia, na arte, e na matemática o qual despertou sua paixão, além do senhor William dominar vários idiomas.

Florence em seu meio social e familiar estava destinada a receber uma boa educação além de se tornar uma dama para sociedade. Uma mulher bem-sucedida, casada e com belos filhos, desempenharia o papel de cuidar da casa e da família. Porém logo se observou-se que esta menina não se conformaria com este modelo e papel imposto pela sociedade, pois tinha como grande objetivo crescer e desenvolver no ramo da matemática, colocando grande parte do seu tempo aos estudos, que infelizmente este seu sonho, foi interrompido pelos seus pais, na qual não compactuava com este pensamento.

Resolveu dedicasse a saúde aos 16 anos de idade, diante do sonho interrompido, na qual justificava com a seguinte frase: " Deus falou comigo e  me chamou para servi-lo" O modo de Servir a Deus para ela, era cuidar dos enfermos, e especialmente dos enfermos hospitalizados pois não tinham condições de alto se cuidar.

Naquela época, a forma administrativa e governamental da saúde, seguia os seguintes padrões já que os hospitais curavam tão pouco e eram tão perigosos por causa da sujeira, do risco de infecção que causava grande números de mortes ,já os ricos preferiam tratar-se em casa pois era mais seguro, entretanto  os que eram Hospitalizados eram só os pobres pois não tinha nenhum recurso.

Diante de uma saúde de péssima qualidade, Florence preparou-se para cuidar e dedicasse as pessoas pobres, praticando seu conhecimento adquirido e baseando em estudo, aplicou sua pratica nos indigentes que viviam próximos à sua casa além de viajar por toda a Europa, visitando os hospitais. Coisa que os pais dela não viam com bons olhos, porque naquela época as enfermeiras eram consideradas pessoas de categoria inferior, de vida desregrada.

Mas Florence foi em frente buscando uma saúde de qualidade e igual para todos e logo surgiu a oportunidade para colocar em prática o que aprendeu. Em outubro de 1854 a Inglaterra, a França e a Turquia declararam guerra à Rússia: era o início da Guerra da Criméia. Através de Sidney Herbert, membro do governo inglês e amigo pessoal, pediu-lhe que chefiasse um grupo de enfermeiras enviadas para o front turco, uma tarefa a qual ela se entregou-se de corpo e alma; na qual providenciava comida, remédios, agasalhos, além de supervisionar o trabalho das enfermeiras.

Mais que isso, observando a realidade a qual estava inserida, fez estudos estatísticos utilizando seu conhecimento matemático na qual era sua vocação, onde obteve grandes resultados na qual enfim triunfou com sua metodologia e seu conhecimento, na qual mostrou que a alta mortalidade dos soldados resultava simplesmente das péssimas condições de saneamento. 

Organizou um Departamento de Enfermagem e dedicou-se a elimina os problemas de saneamento onde as condições eram deficientes. Além dos ferimentos, os soldados sofriam com “infecções”, frio, infestações de piolhos e outras doenças. Os pacientes que não podiam alimentar-se sozinhos, morriam de fome, não existiam mesas cirúrgicas nem anestesia. Contudo isso durante a guerra, Florence constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande número de soldados hospitalizados, chegando a uma mortalidade de 40%.

Para reverter este caos de mortalidade, desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infraestrutura Hospitalar que a tornou conhecida em toda à frente de batalha, conseguindo a redução de 40% para 2% a mortalidade entre os feridos de guerra, seus méritos forma reconhecido, recebendo uma condecoração da rainha Vitória pois Colaborou com a comissão governamental sobre saúde dos militares. Ao retornar da guerra com a saúde debilitada mesmo acamada, continuou trabalhando intensamente, e fundou uma escola para treinamento de enfermeiras, onde escreveu um livro como base nos seus conhecimentos, onde fosse gerado a aplicação da sua metodologia na enfermagem.

Florence mesmo com a saúde debilitada, viveu até os 90 anos. Aos 81 anos ficou completamente cega, o que lhe impossibilitou a continuar a ler e escrever para melhoria da saúde, nos 86 anos começou a apresentar falhas na memória, não conseguindo mais se comunicar de maneira compreensível. Aos 87 anos foi a primeira mulher a receber a Honraria ao Mérito do Rei Eduardo VII.

No dia 13 de agosto de 1910 Florence faleceu em Londres, enquanto dormia. Seu legado permanece vivo até hoje:” A Arte de cuidar” e de real importância como figura principal da transformação positiva do profissional da enfermagem. Todo seu conhecimento e seu propósito e aplicado na enfermagem atualmente, pelo seu modelo e forma de tratar o enfermo através da arte de cuidar, da arte de preservar, e da arte de humanizar, são indispensáveis para formação do profissional atual, diante de seus princípios.

        

“Ninguém vai nos presentear com um mundo melhor. Comecemos hoje a construí-lo.”

Florence Nightingale

- BIOGRAFIA DE ANA NERY –

Ana Justina Ferreira Neri mais conhecida com Ana Nery, foi uma mulher de real importância para transformação da enfermagem no Brasil, foi considerada Pioneira da Enfermagem Brasileira e Precursora da Cruz Vermelha. Embora muitas mulheres se tenham consagrado na história, adotando uma postura moldada nos deveres morais e cívicos, Ana Nery foi uma mulher anônima onde se ofereceu como voluntária para participar da Guerra do Paraguai no ano de 1865 até o ano de 1870 ,por muitos anos as mulheres estiveram ausentes da historiografia oficial brasileira, e pouco se sabe de suas vidas, papéis e experiências no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com