TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  11/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1]

PROJETO DE INTERVENÇÃO

(DISCIPLINA DE EXTENSÃO - DISCENTE)

CÓDIGO:

PEX-MDL-54

APROVADO POR:

Francislene Hasmann-Diretor (a) Adjunto de Regulação

DATA:

27/07/2022

VERSÃO:

00

ALIMENTOS E EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE AJUDAM A FORTALECER E PREVENIR DOENÇAS DO CORAÇÃO

DADOS DO PROJETO

CURSO(S) PROPONENTE(S):

Curso de Enfermagem

ÁREA TEMÁTICA:

DISCENTES RESPONSÁVEIS:

Darlene Felipe da Silva – 04105988

Esmeralda Silva de Aviz - 04107803

Evelin Cristine Oliveira Pereira

Karoline Cabral Ferreira da Silva - 04063998

Rayana dos Santos Aguiar – 04074893

QUANTIDADES DE ALUNOS NO PROJETO

5

  1. Introdução:

O processo de envelhecimento é multidimensional bem como uma experiência vivenciada de maneira individual (SCHNEIDER, 2008). Ocorre que nem sempre é possível mensurar a complexidade que envolve esse envelhecimento, razão pela qual fica impossibilitada a análise desse fenômeno separadamente.

Conforme o individuo vai envelhecendo, o seu organismo vai sofrendo modificações fisiológicas que colocam o idoso em posição de vulnerabilidade assim como propenso ao desenvolvimento de patologias, dentre elas doenças cardiovasculares, doença essa que pode afetar diretamente seu estilo de vida, interferindo de maneira negativa no aspecto social e na condição de saúde.  (SCHIMIDT, 2012).

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade em todo o mundo, onde em sujeitos acima de 60 (sessenta anos) a taxa é média de 40,8% com um número expressivo de internações e gastos para o poder estatal (MINIESTÉRIO DA SAÚDE, 2012).  

Neste contexto, surge a importância de criar um programa estratégico na prevenção de doenças cardiovasculares através da promoção de uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos, uma vez que por meio de ações educativas é que pode se promover mudanças nos hábitos de vida, a fim de minimizar os efeitos de doenças cardiovasculares.

Portanto, a estratégia educativa objetiva através do profissional de enfermagem orientar os participantes acerca dos alimentos que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, bem como nos exercícios físicos e se tornem entes multiplicadores nas suas comunidades.

  1. Objetivo:
  1. Demonstrar a importância da escolha da alimentação e os benefícios cardiovasculares;
  2.  Conscientizar os idosos acerca da necessidade manter uma rotina de vida saudável;
  3. Informar os principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração.
  1. Caracterização da área: Parque Seringal de Ananindeua é uma área voltada para lazer, preservação ambiental, contando com reservas de centenas de exemplares de seringueiras, cultivadas no período do Ciclo da Borracha, além de anfiteatro, academia de ginástica ao ar livre, lanchonete, playground e outros espaços com visitação gratuita.

A sua localização fica na Cidade Nova VIII, entre as ruas WE’s 34 e 36 próximo ao Complexo Esportivo Chiara Lubich, no bairro do Coqueiro.

Ademais, o respectivo museu de acordo com o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) do Ministério da Cultura, tornou-se o primeiro museu da Região Metropolitana de Belém, bem como compõe o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Meio Ambiente.

  1. Local de execução e público-alvo: Museu Parque Seringal, cujo público alvo são os idosos.
  1. Materiais e métodos de abordagem:  O método assumido no presente estudo, trata-se de uma abordagem participativa, uma vez que encontra-se pautada no processo da construção do processo de conhecimento de todas as partes envolvidas, tanto os profissionais de saúde quanto o público alvo escolhido. 

De acordo com Alvares e Zanella (2011) uma abordagem participativa realizada com idosos, possibilita uma intervenção e um ambiente interativo e facilitador para aprendizagem, podendo favorecer com que os idosos venham a mudar seus hábitos de saúde.

  1. Ademais, a abordagem será realizada com indivíduos acima de 60 anos, de ambos os sexos, frequentadores do Parque Seringal, onde será disponibilizado um espaço para as integrantes do grupo para que possa ser feita a abordagem, através da distribuição de folders explicativos sobre a importância de manter uma rotina de alimentação saudável e da prática de exercícios físicos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (379.4 Kb)   docx (294.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com