TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ARTROSE DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS: Revisão de Literatura

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.530 Palavras (15 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 15

CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ARTROSE DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS: Revisão de Literatura

AYLLA CAROLINE COSTA LEAL[1]

RESUMO

Atualmente o envelhecimento no Brasil tem tido um aumento agravante, dessa forma, a Fisioterapia necessita de mais estudos que sejam capazes de abordar os seus benefícios e influências com o uso de tratamento cinesioterapêuticas, pois essa parcela da população necessita de um tratamento que lhes auxiliem na melhora da qualidade de vida, e que possam contribuir para que eles adaptem a essa nova fase das suas vidas, que é o envelhecimento. Entende-se que a maioria das causas de morte de idosos é causada por quedas, e um dos fatores que possibilitam essas quedas é a artrose nos membros inferiores, fazendo com que os idosos se sintam fragilizados e propícios a pegar doenças graves. A artrose é uma doença articular crônico-degenerativa que ataca as juntas quando as cartilagens de proteção das extremidades dos ossos se desgastam, estabelecendo a incapacidade para caminhar e reduz a Capacidade Funcional. A cinesioterapia apresenta-se como um fator determinante na prevenção de artrose, pois estabelece o equilíbrio reduzindo as quedas e melhorando as capacidades físicas dos idosos.

PALAVRAS- CHAVE: Cinesioterapia. Artrose. Idoso

1 INTRODUÇÃO

Nota-se que a sociedade não estabelece muito a importância dos idosos e não está evoluindo o suficiente para alcançá-los, não está conseguindo estabelecer o compromisso social que deve ter com as pessoas idosas, a fim de possibilitar aos mesmos um envelhecimento digno, uma vez que foram eles que trabalharam muito para formarem a atual sociedade.

Percebe-se que a população idosa está crescendo muito no Brasil, e com isso tem aumentado a exigência para com o Estado em relação a novas adaptações adequadas para eles, respeitando a sua dignidade, dando prioridade a essas pessoas, e respeitando também seus direitos perante a sociedade.

Sabe-se que no campo da Fisioterapia é muito comum a proposta de métodos que venham a melhorar a qualidade de vida de pessoas que lidam cotidianamente com artrose. Para Camanho (2001), a artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação.

A artrose é uma doença que ataca as articulações, levando ao desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, danificando outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. Essa cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Então, seu comprometimento pode gerar inchaço, dor e limitação funcional.

Também chamada de osteoartrose, a artrose vem só piorando progressivamente com o tempo, e não existe cura, porém existe tratamento que ajudam a retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular. “A osteoartrose é uma doença reumática degenerativa que atinge as articulações sinoviais, é caracterizada por apresentar alterações na cartilagem articular, dando origem a zonas de fibrilação e fissuração”. (GREVE et al., 1992).

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Diante disso, é necessário que o idoso que sofre de artrose passe por terapia, muitos usam o gelo para diminuir a dor, no entanto o correto é fazer a cinesioterapia, o uso do gelo pode ser benéfico para diminuir a dor, porém é temporário. Segundo David et al. (2001) “durante esse período é importante preservar a amplitude de movimento da articulação com cinesioterapia simples aplicada diariamente às articulações afetadas e às próximas a elas”.

Dessa forma, a razão pela qual a abordagem do tema é pertinente refere-se ao fato de que o a cinesioterapia preconiza a melhora do funcionamento do corpo. Diante desse pressuposto, busca-se uma demonstração da eficácia do tratamento fisioterapêutico com base na utilização da cinesioterapia nos idosos que apresentam artrose. Desse modo, a questão/problema do estudo busca responder a seguinte indagação: Como a cinesioterapia pode proporcionar a reabilitação de idosos com artrose nos membros inferiores?

Além disso, a abordagem do tema é relevante para conhecer alguns dos benefícios da Cinesioterapia no tratamento da artrose em idosos, sendo indicado como recurso terapêutico para estes pacientes. Sendo assim, temos como objetivo geral: Analisar de que forma a cinesioterapia é favorável no tratamento de artrose nos membros inferiores dos idosos. E como objetivos específicos: Identificar quais os recursos utilizados na cinesioterapia no tratamento dos idosos; e avaliar como está a saúde e qualidade de vida dos idosos, bem como a incidência de quedas e a sua interação com a saúde;

Dessa forma, é positiva a percepção da contribuição social e científica deste estudo, pois todo e qualquer conhecimento adicionado sempre servirá de subsídio científico, teórico e prático. Diante disto, acrescentar informações sobre a atual utilização da cinesioterapia no campo da fisioterapia facilitará em uma abordagem com sucesso proporcionando benefícios aos idosos que possuem artrose nos membros inferiores.

Isso certamente, mostra que o tema tem relevância acadêmica, pois, apesar de alguns trabalhos já publicados na área, ainda existe carência de material para se entender como esse problema tem se manifestado no contexto local, uma vez que os dados e informações existentes ainda são limitados, sendo necessários estudos de maior amplitude.

Espera-se com essa revisão da literatura a compreensão mais detalhada sobre o tema exposto, a saber, em nível acadêmico e que esse estudo possa abrir um leque de outros questionamentos que possibilitem a contribuição para a busca incessante por respostas sobre o método de cinesioterapia e sua utilização na reabilitação de idosos acometidos por artrose a partir de cada caso específico, assim como as variáveis que dela venham a surgir, a fim de enriquecer a história acadêmica e profissional de todos que pesquisam sobre a temática.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de Cinesioterapia

Entende-se por Cinesioterapia um termo referente às técnicas terapêuticas capazes de ajudar as pessoas a recuperar o movimento de determinadas partes do seu corpo. A palavra cinesioterapia tem origem no vocábulo grego kínesis (“movimento”) e “terapia”. Entende-se que a cinesioterapia é um exercício terapêutico que restabelece o movimento normal e a independência humana, esse recurso trabalha a amplitude de movimento, a coordenação motora, a força muscular, a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade, a consciência corporal, a caminhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com