TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Dos Ossos E Articulações

Artigo: Anatomia Dos Ossos E Articulações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÂO

O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que se unindo aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineralização de sua matriz óssea.

O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue. O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática. Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano), Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva.

Uma articulação ou juntura é formada pela união de dois ou mais ossos ou cartilagens por outro tecido. Osso é a parte fundamental da maioria das articulações, em alguns casos um osso e uma articulação, ou duas cartilagens, formam uma articulação. O meio de união é principalmente o tecido fibroso ou cartilagem, ou uma combinação de ambos. As articulações podem ser classificadas anatomicamente, de acordo com o seu modo de desenvolvimento, a natureza do meio e união e a forma das faces articulares.

DIVISÃO DO ESQUELETO

Esqueleto Axial é composto pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.

Esqueleto Apendicular é composto pelos membros superiores e inferiores. A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.

CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS

Ossos longos

Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. Exemplo: Fêmur.

Ossos curtos

São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Exemplo: Ossos do Carpo.

Ossos laminares

São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Exemplos: Frontal e Parietal.

Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas.

Ossos pneumáticos

São ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenóide.

Ossos irregulares

Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles têm quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vértebras.

Ossos sesamóides

Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.

Ossos Suturais

São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.

TIPOS DE ARTICULAÇÕES

As articulações podem ser caracterizadas com base na sua estrutura e no material que as une, que podem classificá-las em três tipos: articulação fibrosa; articulação cartilaginosa; articulação sinovial.

Articulações fibrosas

As articulações fibrosas não têm cavidade articular, os ossos estão unidos por tecido fibroso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com