TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AnáliseReflexiva-Fish Ladder Efficiency In A Southeastern Brazilian River

Trabalho Universitário: AnáliseReflexiva-Fish Ladder Efficiency In A Southeastern Brazilian River. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficiência da escada para peixes da represa de Salto do Morais, hidrelétrica no rio Tijuco, parte da Bacia do Alto Paraná, no estado de Minas Gerais. A escada tem 25 degraus, 78,3 m de comprimento e 10,8 m de altura. Foi constatado que apenas 2% dos indivíduos conseguiram alcançar a parte superior da escada, sugerindo que a escada é seletiva.

É notório que a construção de barragens e represas causa impactos na ictiofauna do rio em questão. Sendo um desses impactos a reprodução dos peixes migradores (piracema), as barragens formam um obstáculo para esses peixes alcançarem as nascentes dos rios, completando seu ciclo de vida. Muitas alternativas para minimizar os efeitos adversos dos barramentos sobre a migração dos peixes têm sido propostas, entre elas a escada para peixes constituída de tanques separados por anteparos para a dissipação de energia, podendo ser do tipo tanque com vertedor, com ou sem orifício, Denil, ou ranhura vertical (Viana et al., 2006).

Como visto neste artigo a escada para peixes se mostra ineficiente e seletiva para algumas espécies de peixes, sendo aconselhada para barragens em desníveis inferiores a 10 metros de altura (Pompeu & Martinez, 2003). Sendo assim alternativas estão sendo implementadas, como a transposição manual, elevador, canal de passagem secundário e eclusa.

A escolha do mecanismo de transposição destes peixes deve levar em consideração as características da barragem. No entanto, é de fundamental importância que sejam observadas as características das populações de peixes presentes no local, para que se obtenha um mecanismo eficiente.

O artigo de Andrade e Araújo (2011) aborda medidas mitigatórias sobre os impactos gerados pelas hidrelétricas, como dispositivos de transposição e repulsão de peixes. Viana et al. (2006) apresenta o estudo e o dimensionamento de um mecanismo de transposição junto a uma PCH cuja solução mais viável encontrada para sua implantação corresponde à utilização do canal de adução.

ANDRADE, Estefânia de Souza; ARAÚJO, Jamile da Costa. Medidas mitigadoras dos impactos ambientais causados por usinas hidrelétricas sobre peixes. Revista Electrónica de Veterinaria, Lavras, v. 12, n. 3, p.1-30, mar. 2011. Disponível em: <http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n030311/031104.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2012.

Pompeu, P. S., Martinez, C. B., 2003. A transposição de peixes através de elevadores com caminhões tanque. PCH Notícias e SHP News, 2003, vol. 5, n.18, p. 22-23

Viana, E. M. de F., Santos, H. de A., Magalhães, V. P. F., Martinez, C. B. Elaboração de um projeto de mecanismo para transposição de peixes utilizando canal de adução de uma pch. Comitê brasileiro de barragens. In: V Simpósio Brasileiro Sobre Pequenas E Médias Centrais Hidrelétricas FLORIANÓPOLIS – SC, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com