TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAUSAS E POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS DA SINDROME DE CUSHING

Por:   •  5/10/2016  •  Ensaio  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

CAUSAS E POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS DA SINDROME DE CUSHING

GARCIA, R.E.O

Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – FMJ

1-Autor/Discente de Medicina da Faculdade Estácio/FMJ/ 2-Orientador/Docente da Faculdade Estácio/FMJ

INTRODUÇÃO

        A síndrome de Cushing, também conhecida como hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo  consiste em  um conjunto de sinais e sintomas provocados por uma desordem endócrina causada por níveis elevados de glicocorticóides, especialmente cortisol, no sangue ( VILAR, L. 2003 ). A causa pode ser exógena, por aplicação de medicamentos compostos com glicocorticóides, ou endógena, por desregulação do próprio organismo. Entre as causas endógenas está o adenoma de hipófise, que aumenta a produção do hormônio adrenocorticotrófico( ACTH ), o qual atua estimulando o córtex da glândula adrenal a produzir cortisol, nesse caso chamaremos de doença de Cushing ( ARNALDI, G. 2003 )

        Para a confirmação da enfermidade existem diferentes tipos de diagnósticos tanto clínicos ( Aumento do peso corporal, estrias avermelhadas na pele, neuroses ) como laboratoriais ( exames de sangue que confirmem o excesso de ACTH ou cortisol na ciculação), que são de grande importância para que se dê inicio ao tratamento do paciente ( NEWELL – PRICE, J. 2006)

OBJETIVO

        Apresentar e conhecer as causas e os principais diagnósticos relacionados com a síndrome de Cushing.

METODOLOGIA

        O estudo foi desenvolvido após uma pesquisa bibliográfica realizada em artigos em inglês ,publicados em banco de dados eletrônicos como SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO, PUB MED utilizando os seguintes descritores: Cushing´s syndrome, diagnostics, causes; no período de 2003 a 2006

DISCUSSÃO

         O adenoma de hipófise é uma causa rara de doença de cushing. A principal causa da síndrome é a aplicação de medicamentos compostos por glicocorticóides, o que causa o aumento do cortisol na corrente sanguínea, gerando o hipercortislismo ( ARNALDI, G. 2003 ) . Outra causa de hiperadrenocorticismo é o tumor de adrenal que pode aumentar a produção de cortisol pela glândula e causar a síndrome de cushing. Para o diagnostico da doença, alguns exames  podem ser solicitados, mas nenhum  é capaz de indicar com 100% de certeza se uma pessoa apresenta síndrome de cushing ou não. Por isso, mais de um teste pode ser necessário. Os exames mais utilizados para diagnósticos da síndrome são: Dosagem de ACTH no sangue,  exame de urina 24H para verificar os níveis de cortisol, exame de supressão de dexametasona e um exame de imagem do encéfalo, caso o problema esteja na hipófise ( LINDSAY, JR. 2005 ). A doença também pode ser diagnosticada de forma clinica, avaliando apenas os sintomas apresentados pelo paciente, como a perda da massa óssea, aumento da gordura corporal, estrias avermelhadas na pele, equimoses, neuroses, entre outros vários sintomas que o enfermo pode apresentar ( MORRIS, DG. 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com