Células Eucariontes, Nucleo Celular E Mitose E Meiose
Artigos Científicos: Células Eucariontes, Nucleo Celular E Mitose E Meiose. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Plomblone • 4/9/2014 • 1.326 Palavras (6 Páginas) • 1.183 Visualizações
Células Eucariontes
A célula eucariótica, considerada célula verdadeira, devido à complexidade de um desenvolvido sistema de membrana, apresenta em seu interior uma dinâmica estrutural compartimentada, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.
Acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam.
DESCRIÇÃO DAS ORGANELAS:
Mitocôndrias:
Organela citoplasmática responsável pela respiração celular, formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada), possui um conjunto de enzimas que proporcionam reações altamente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.
Complexo de Golgi:
Organela membranosa com aspecto de sacos empilhados, com a função de processar e armazenar os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína.
Lisossomo:
Vesícula contendo enzimas digestivas atuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar).
Peroxissomos:
Vesículas membranosas diretamente relacionadas ao metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula.
Organoplastos
Plastos com funções variadas, armazenando substância de reserva nutritiva, hídrica, ou pigmentos destinados, por exemplo, a fotossíntese (cloroplastos).
Núcleo Celular
O que é:
O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vários, como, por exemplo, às células musculares esqueléticas.
Como nem todas as células possuem um núcleo definido, a biologia as dividiu em dois grupos: as eucariontes (células com núcleo definido) e as procariontes (células sem núcleo definido).
Dentro destes dois grupos, é importante sabermos que mesmo as células procariontes possuem DNA. Neste caso, ao invés de concentrar-se no núcleo, como ocorre com as células eucariontes, o DNA geralmente se encontra no nucleóide.
O nucleóide não é um verdadeiro núcleo, uma vez que não se encontra separado do resto da célula por membrana própria. Este consiste em uma única grande molécula de DNA com proteínas associadas.
No caso das células eucariontes, o núcleo encontra-se separado pelo envoltório nuclear, que, além de ter a função de separar o núcleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma através dos poros nucleares. Estes poros, são os responsáveis pelo controle da troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Dentro do núcleo, encontram-se corpos em formatos esféricos denominados nucléolos, compostos protéicos, DNA e RNA e os genes nucleares, também conhecidos como código genético. Estes genes são os responsáveis não só pelas características hereditárias, como também, pelo controle da maioria das atividades realizadas pelas células.
Os Ribossomos
Ribossomos são organelas citoplasmáticas encontradas em procariotos e eucariotos. Eles são amplos complexos de proteínas e moléculas de rRNA (RNA ribossômico), sendo três moléculas de rRNA nos procariotos e quatro nos eucariotos. Estes complexos de proteína e rRNA são chamados subunidades e são produzidos no nucléolo. A principal função dos ribossomos é servir de sítio para a tradução, ou seja síntese de proteínas (reunião de aminoácidos em proteínas); uma vez que duas subunidades (uma grande e uma pequena) são unidas pelo mRNA vindo do núcleo, o ribossomo traduz a seqüência do mRNA em uma seqüência específica de aminoácidos ou uma cadeia polipeptídica.
De forma geral podemos dizer que o núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e armazenar suas informações genéticas.
Mitose e Meiose
Os dois processos de divisão celular
Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes.
· Mitose
A mitose produz células filhas idênticas à célula-mãe. Cada célula filha contém exatamente o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Esse processo ocorre durante o crescimento de um indivíduo e nos processos de regeneração, constitui também a base de alguns processos de reprodução assexuada, como a bipartição ou cissiparidade e o brotamento.
FASES DA DIVISÃO CELULAR NA MITOSE:
1.Prófase: a
...