TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução De Aminoacidos

Artigo: Introdução De Aminoacidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

BIOQUIMICA

funções.

célula vista ao microscópio

Todos Organismos vivos são compostos por células. Uma célula é um pequeno compartimento de membrana que contém todas as substâncias químicas e moléculas que ajudam e dão apoio à vida de um organismo.

Uma compreensão da estrutura celular é um dos primeiros passos para compreender as interações celulares complexas que dirigem e produzem a vida.

As células podem ser ilustradas como blocos de construção dos organismos. Alguns organismos são compostos de uma única célula. Outros, como nós mesmos, são compostos de milhões de células que trabalham para executar as funções mais complexas e que nos fazem diferente de bactérias.

Antes que nós possamos entender como múltiplas células podem trabalhar para criar funções biológicas complexas, é necessário entender que funções biológicas uma única célula é capaz de executar para sustentar sua própria vida .

Há tipos diferentes de células com estruturas individuais. Organismos unicelulares têm estrutura celular diferente que organismos pluricelulares e células de plantas têm estruturas diferentes de células animais.

Estas diferenças refletem diferenças nas funções que cada uma destas classes de células executa.

O foco desta aula estará nas estruturas que compõem organismos multicelulares complexos,além disso, discutiremos a estrutura celular através de uma estrutura que é universal a todas as células, as membranas.

Por enquanto vamos teremos uma visão geral da citologia.

A clara do ovo é formada por uma proteína chamada albumina.

Aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um carbono (carbono alfa) ligado a um átomo de hidrogênio; a uma carboxila, COOH; a um grupamento amina, NH2; e ao seu radical:

As proteínas são substâncias formadas por um número significativo de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas, que se caracterizam por unir o grupo amina de um ao grupo carboxila de outro. Desta junção é liberada uma molécula de água, revelando que a formação de proteínas se trata de uma reação de síntese por desidratação.

São vinte os aminoácidos que formam as proteínas encontradas nos seres vivos. No entanto, oito não são produzidos pelo nosso corpo, sendo necessário que sejam obtidos por meio da alimentação. Eles são chamados de aminoácidos essenciais. A dupla “arroz e feijão”, tipicamente encontrada nos pratos brasileiros, possui todos eles.

Quando os aminoácidos que formam uma proteína estão dispostos em uma sequência linear, falamos que se trata da estrutura primária. Como existe uma relação de atração entre os átomos dispostos em uma sequência de aminoácidos, pode acontecer o enrolamento de um fragmento sobre si mesmo, tal como um fio de telefone: é a conformação da estrutura secundária.

Quando esse enovelado dobra sobre si mesmo, também devido a relações de atração e repulsão entre os componentes da proteína, forma-se a estrutura terciária. Finalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com