TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NERVOSO

Dissertações: O SISTEMA NERVOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O sistema nervoso é responsável por controlar todas as atividades rápidas do corpo. Ele se forma no estágio embrionário, o tecido que se tornará o sistema nervoso coalesce, formando um tubo ao longo do dorso do embrião, a extremidade do tubo se fecha e começa a formação de encéfalo (EKMAN, 2004,pág. 77).

A atividade do sistema nervoso é iniciada pelos receptores. Os receptores sensoriais, visuais, auditivos, táteis, entre outros, após serem estimulados, guardam informações muito importantes que podem gerar uma resposta imediata, mas na maioria das vezes esta resposta é armazenada no córtex cerebral para reações futura (GUYTON E HALL, 1998).

Há quatro modalidades de sensibilidade cutânea: tato-pressão (mecanoceptores), frio, calor (termoceptores) e dor (nociceptores). A pele tem vários tipos de terminações sensitivas que incluem terminações nervosas nuas, extremidades expandidas de terminais nervosos sensitivos e terminações encapsuladas. As terminações expandidas compreendem os discos de Merkel e as terminações de Ruffini, enquanto que as terminações encapsuladas incluem os corpúsculos de Pacini e de Meissner também encontrados em tecidos fibrosos profundos. Além disso, os nervos sensitivos terminam ao redor dos folículos pilosos. (GANONG, 1989).

Uma característica importante de cada receptor é o tipo de adaptação que apresenta. Existem diversos tipos de mecanoceptores, e eles variam entre “adaptação muito rápida”, “adaptação rápida” e “adaptação lenta”. Os receptores de adaptação muito rápida e de adaptação rápida detectam as variações dos estímulos e, por conseguinte, detectam as variações da velocidade. Os receptores de adaptação lenta respondem a intensidade e a duração do estimulo (COSTANZO, 1998).

Os discos de Merkel e as terminações de Ruffini são receptores de adaptação lenta encontrados na pele glabra que detectam indentações verticais da pele com uma resposta proporcional à intensidade do estímulo; e na pele com pêlos e nas cápsulas articulares que detectam o estiramento e a rotação de uma articulação, respectivamente (COSTANZO, 1998).

Já os corpúsculos de Pacini e de Meissner são receptores encapsulados com adaptação rápida, sendo que os de Paccini são encontrados nas camadas subcutâneas da pele, tanto da glabra como na com pêlos, e os de Meissner na derme da pele glabra, de forma mais proeminente nas pontas dos dedos, nos lábios e em outras localizações onde a discriminação tátil é especificamente acurada (COSTANZO, 1998).

Assim como os corpúsculos de Pacini e de Meissner, os folículos pilosos são receptores de adaptação rápida, detectando a velocidade e a direção do movimento sobre a pele por serem um conjunto de fibras nervosas que circundam os folículos pilosos na pele com pêlos (COSTANZO, 1998).

Os receptores que correspondem à sensibilidade de frio e calor, também chamados de termoceptores, têm uma adaptação lenta porque detectam a temperatura cutânea. Sendo assim, possuem duas classes de termoceptores, as de receptores para o frio e de receptores para o calor. Cada tipo de receptor funciona dentre de ampla faixa de temperatura, com alguma sobreposição no trecho de temperaturas moderadas (por exemplo, a 36ºC, os dois receptores estão ativos). Quando a pele é aquecida a cima de 36ºC, os receptores para o frio ficam quiescentes, e, quando a pele é resfriada abaixo de 36ºC os receptores para o calor ficam quiescentes (COSTANZO, 1998).

Porém, se a temperatura cutânea aumentar até valores lesivos (acima de 45°C), os receptores para o calor ficaram inativos; dessa forma, os receptores para o calor não sinalizam dor causada por calor extremo. Apenas nas temperaturas acima de 45°C, nociceptores vão ser ativados. Estes nociceptores respondem aos estímulos nocivos capazes de produzir lesão tecidual (COSTANZO, 1998).

Questão problematizante

A partir das propriedades gerais dos receptores, a adaptação destes aos estímulos nas diferentes regiões do corpo pode interferir na sensibilidade cutânea?

Hipótese

Sim. Pois os receptores sensoriais possuem uma característica especial de se adaptarem parcial ou completamente aos seus estímulos após certo período de tempo. Fato que poderia interferir na sensibilidade aumentando ou diminuindo-a.

Objetivos

Estudar as propriedades gerais dos receptores cutâneos e verificar sua sensibilidade em diferentes indivíduos.

Objetivos Especificos

Observar se regiões com grande presença de pêlos tem a sua sensibilidade cutânea, aumentada ou diminuída.

Materiais e Métodos

Para a realização dos experimentos foram utilizados os seguintes materiais:

- Caneta com ponta fina

- Régua

- Compasso com duas pontas metálicas

- Caixas de fósforos com pesos diferentes

- Água

- Gelo

- Bécker de 500Ml

Foram realizados no total quatro experimentos, sendo eles, três para avaliar sensibilidade tátil e de pressão (1,2,3) e um para avaliar a sensibilidade térmica (4). Abaixo é descrito o procedimento de cada:

1. Localização das sensações

O experimentador tocou com uma caneta de ponta fina um ponto do dorso da mão de um voluntário A, sem que este veja. Com outra caneta o voluntário A, sem olhar, tentou tocar no mesmo ponto. Foram anotadas as distâncias que separam ambos pontos (tabela 1). Foi testado no mesmo voluntário A o antebraço e os lábios. Testou-se também em outros dois voluntários.

2. Discriminação de Dois Pontos

Um indivíduo A tocou com o compasso (ou com o discriminador de 2 pontos) várias partes do corpo de um indivíduo B, sem que este pudesse ver. O indivíduo B relatou se sentiu o toque como um ponto ou como dois pontos. Iniciou-se o processo com o compasso fechado (ou com a menor abertura do discriminador) e posteriormente abrindo gradativamente até que o indivíduo sinta dois pontos. Para evitar influenciar o indivíduo B, foi necessário que, de vez em quando, se tocasse o indivíduo com apenas um ponto. A tabela 2 expressa os resultados.

3. Limiar diferencial

Colocaram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com