TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Gametogênese

Exames: Relatório Sobre Gametogênese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 4

1. Diferencie os folículos ovarianos em relação às estruturas que cada um apresenta:

a. Folículo primordial:

São constituídos por uma célula haploide (ovócito), envolta por uma camada de células epiteliais (denominadas foliculares), de formato pavimentoso, assentadas sobre uma lâmina basal.

b. Folículo primário unilaminar:

São constituídos por um ovócito primário circundado por uma única camada de células foliculares (unilaminar) de forma cúbica, ou uma mistura de pavimentosas com cúbicas. Ao redor desses folículos organizam-se células do estroma, formando uma camada, a teca interna. As células desta camada diferenciam-se em células secretoras de esteroides que se continuam mais externamente com o tecido conjuntivo frouxo, a teca externa.

c. Folículo primário multilaminar:

Quando a camada de células foliculares de forma cúbica do folículo primário unilaminar dá origem a várias outras dessas camadas, o folículo passa a ser chamado de primário multilaminar.

d. Folículo secundário:

Nota-se o aumento do volume do ovócito primário, surgindo à sua volta uma camada glicoproteica, homogênea e acelular, denominada de zona pelúcida. Esta, no início da sua formação, é rica em proteínas e posteriormente, há a agregação de grande quantidade de glicídios. Esta região é produzida pelo ovócito e pelas células foliculares ao seu redor. À medida que o folículo cresce, surgem acúmulos de líquido rico em ácido hialurônico entre elas. Nestes folículos, a teca interna encontra-se bem desenvolvida e revela intensa atividade de síntese hormonal.

e. Folículo terciário:

É o mais volumoso dos folículos, contendo grande quantidade de líquido folicular. O ovócito fica preso à parede do folículo por um pedículo constituído por células foliculares. As células foliculares próximas da teca interna formam uma camada denominada membrana granulosa. Já as células foliculares que envolvem e estão presas na zona pelúcida recebem o nome de corona radiata, que é a camada de células que acompanha o ovócito após a ruptura folicular. Há também o desenvolvimento do ovócito, que no entanto, estaciona na segunda divisão meiótica.

2. Qual a diferença entre corpo lúteo e corpo albicans? Como se formam cada uma destas estruturas?

O corpo lúteo constitui importante fonte de esteróides, principalmente progestagênios e estrogênios, que são hormônios essenciais para preparar o endométrio para a implantação. Após a ruptura folicular, as células remanescentes da teca interna e das células foliculares remodelam-se e formam o corpo lúteo que permanecerá em atividade por cerca de 10 a 14 dias, entrando em degeneração caso não haja implantação ou persistindo, caso haja implantação. Quando ocorre a degeneração do corpo lúteo, forma-se no local um tecido hialino amorfo, denominado de corpo albicans.

3. O esquema a seguir representa os ciclos ovariano e endometrial da mulher. Com base neste esquema responda às questões propostas:

a. Identifique as letras abaixo em relação ao hormônio que está atuando em cada fase e explique resumidamente o papel de cada hormônio.

A: Gonadotrofina

B: FSH (Hormônio Folículo-Estimulante)

C: LH (Hormônio Luteinizante)

D: Estrogênio

E: Progesterona

F: Estrogenênio

b. Explique quais eventos ocorrem em cada uma das 4 fases do ciclo menstrual.

1. Menstrual: Com duração de 3 a 7 dias, essa fase corresponde aos dias de menstruação.

2. Proliferativa: Período de maturação do folículo ovariano e secreção de estrógeno pelo mesmo.

3. Secretora: Marcado pela ovulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com