TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ENFERMAGEM

Artigo: TEORIAS DA ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  5.900 Palavras (24 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 24

Teorias de enfermagem

1. 1- TEORIA Compreendem um conjunto de conceitos e pressupostos, relacionados entre si, no campo da prática, do ensino e da pesquisa.

2. As teorias de enfermagem trazem conceitos e proposições relacionados à enfermagem e atrelados a uma visão de mundo.

3. Elas proporcionam o referencial teórico que norteia a implantação do Processo de Enfermagem, sob uma perspectiva de assistência sistematizada.

1. No Brasil, por volta dos anos 70, o marco de modernização para o ensino e prática de Enfermagem se fez com a publicação de Wanda de Aguiar Horta:

2. Contribuições a uma teoria de Enfermagem.

1. As teorias, de uma maneira geral, se estruturam a partir de quatro conceitos centrais:

1. ser humano (pessoa),

2. saúde,

3. meio ambiente

(físico, social e simbólico) e enfermagem.

1. Pessoa - refere-se a todos os seres humanos. As pessoas são receptoras no cuidados de enfermagem, elas incluem indivíduos, família, comunidade e grupo.

2. Ambiente – incluem fatores que afetam indivíduos interna e externamente. Significa principalmente o cenário onde os cuidados de saúde são prestados.

3. Saúde – geralmente refere-se ao estado de bem estar da pessoa.

4. Enfermagem – é conceito central para todas as teorias de enfermagem. As definições de enfermagem descrevem o que a enfermagem é o que os enfermeiros fazem e como os mesmos interagem com os clientes.

Qual a composição de uma teoria?

Composta por conceito e proposições .As proposição explicam o relacionamento entre os conceitos, ou seja , uma inter-relação entre o agravo e a doença.

Uma teoria de enfermagem nos indica , sugere e ou aponta uma direção de como ver os fatos e / ou eventos e assim, direcionar o planejamento e determinação das intervenções de enfermagem.

Meleis ( 1991),definiu a Teoria de enfermagem , como sendo um instrumento com a finalidade de descrecer , explicar, prevenir ou prescrever os cuidados de enfermagem.

As Teorias são compostas por conceitos e proposições .As proposições explicam o relacionamento entre os conceitos, ou seja , uma inter-relação entre o e a doença, por exemplo.

As Teorias são baseadas em pressupostos teóricos, tomados como “verdade “,pois não podem ser empiricamente testadas.

Como se constitui um processo de enfermagem?

• Objeto de estudo e sua finalidade;

• Sequência de ações;

• Instrumentos de trabalho;

• Utilização de competências e das habilidades adquiridas desenvolvidas;

• Recursos disponíveis;

• Conhecimento técnico científico.

Uma dessas teorias, a sinergística, relaciona-se mais com o cuidado de enfermagem do que a enfermagem em si. A teoria homeostásica aplica a teoria dos sistemas. Outras como as de Imogenes King e Martha Rogers são denominadas pelos nomes de suas respectivas autoras.

Todas as teorias existentes, no entanto, são bastante diversas, dinâmicas, versáteis e aplicáveis em quaisquer situações em que exista a necessidade do cuidado de enfermagem, e o enfermeiro, por sua característica ocupacional, necessita conhecê-las, não para decorá-las, mas entendê-las e redefinir sua postura e conduta profissional em relação às necessidades do cliente e suas responsabilidades ético-profissionais.

As teorias de enfermagem, longe de serem meros conteúdos teóricos, traduzem em seus conceitos e modelos o infinito trabalho profissional da enfermagem, fundamentado na ciência do conhecimento e do saber. É o uso efetivo do conhecimento e do saber com sabedoria e não com imagens deste conhecimento. As teorias de enfermagem envolvem profundos saberes e conhecimentos culturais, sociais, comportamentais, englobando não somente o indivíduo enquanto pessoa, mas enquanto família, social, profissional, comunidade, cultura e instituição.

1 – Introdução as teorias de enfermagem

cuidado e confiança ao enfermo

Pode – se considerar que a enfermagem sempre esteve voltada para atender as necessidades de assistência de saúde da sociedade . Ela originou-se do desejo de manter as pessoas saudáveis, assim como propiciar conforto,

“ A enfermagem como profissão, é a única na medida, em que se dedica humanista, ás reações dos pacientes e de suas famílias, frente aos problemas reais e potenciais ‘’.

2 - SAÚDE : é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência de doença ou enfermidade .

3 - DOENÇA : é um processo anormal no qual o funcionamento do organismo de uma pessoa está diminuído ou prejudicado em uma ou mais dimensões .

4 - NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS

4.1-Necessidades fisiológicas

Estas são as necessidades mais básicas (oxigênio, hidratação, nutrição, temperatura, excreção, repouso, sexo). Uma vez satisfeitas estas necessidades passamos a nos preocupar com outras coisas.

4.2 Necessidades de segurança

No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.

4.3 Necessidades sociais

Tenhamos a sensação de pertencer a um grupo

O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com