TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Cartilaginoso

Trabalho Escolar: Tecido Cartilaginoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 3

1) Pericôndrio: camadas e funções

Todas as cartilagens hialinas, exceto as articulares, e as cartilagens elásticas são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo, denso em sua maior parte, denominado pericôndrio. Além de ser uma fonte de novos condrócitos para o crescimento, o pericôndrio é responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação de refugos metabólicos da cartilagem, porque nele estão localizados vasos sanguíneos e linfáticos, inexistentes no tecido cartilaginoso. O pericôndrio é formado por tecido conjuntivo muito rico em fibras de colágeno tipo I na parte mais superficial, porém gradativamente mais rico em células à medida que se aproxima da cartilagem. Morfologicamente, as células do pericôndrio são semelhantes aos fibroblastos, porém as situadas mais profundamente, isto é, próximo à cartilagem, podem facilmente multiplicar-se por mitoses e originar condrócitos, caracterizando-se assim, funcionalmente, como condroblastos.

• Camada Fibrógena: camada externa, vascularizada, composta por fibras (colágeno tipo I) e fibroblastos. É responsável pela nutrição e manutenção do tecido conjuntivo cartilaginoso.

• Camada Condrogênica: camada interna, não vascularizada e com células condrogênicas. É responsável pelo crescimento da cartilagem.

2) Cartilagem sem pericôndrio

Cartilagem fibrosa e cartilagem articular (hialina sem pericôndrio).

3) Células cartilaginosas: características, localização e funções

• Células Condrogênicas: Células fusiformes, estreitas. Estão localizadas na camada interna do pericôndrio (condrogênica). Podem se diferenciar em condroblastos, bem como em células osteoprogenitoras.

• Condroblastos: São células jovens e que ainda não foram envolvidas pela matriz extracelular, tem complexo de Golgi e RER bem desenvolvidos (síntese proteica

- matriz). Localizam-se próximo à camada interna do pericôndrio e a periferia da matriz. Essas células originam os condrócitos.

• Condrócitos: São células mais velhas e usadas, que já secretaram matriz extracelular e que por isso ficaram envolvidas por ela. Os periféricos são achatados e os centrais mais arredondados. Os condrócitos são responsáveis pela manutenção da matriz, pois secretam colágeno (principalmente tipo I), proteoglicanas e glicoproteínas. Vivem sob baixas tensões de oxigênio.

4) Matriz territorial e interterritorial

• Matriz territorial: matriz em torno (periferia) dos condrócitos, rica em proteoglicanas e pobre em colágeno.

• Matriz interterritorial: matriz que envolve as áreas intermediárias aos condrócitos, contendo colágeno, proteoglicanas e glicoproteínas.

5) Grupo isógeno ou ninho celular

Grupo de até oito células (envoltas por uma mesma lacuna) originadas de um único condroblasto – Crescimento intersticial.

6) Crescimento da cartilagem: aposicional e intersticial

• Crescimento aposicional: Se faz a partir de células do pericôndrio – Ocorre em qualquer momento – Crescimento de fora para dentro.

• Crescimento intersticial: Se faz por divisão mitótica dos condrócitos preexistentes – Quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem – Crescimento de dentro para fora.

7) Nutrição e regeneração da cartilagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com