TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VACINAÇÃO

Tese: VACINAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO SOBRE VACINAÇÃO

PROF: PÂMELA

ALUNA: ELIZABETE MARIA TEIXEIRA BONIFÁCIO

VACINAÇÃO

A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela,entre outras .

É Importante ressaltar alguns conceitos básicos sobre imunização:

Vacina é o mecanismo usado para controlar algumas doenças infecto-contagiosa. Consiste na inoculação de um antígeno na corrente sanguínea de uma pessoa, visando à produção de anticorpos.

A pessoa vacinada é aquela que recebeu uma dose da vacina, independentemente de ter recebido o esquema completo.

A pessoa imune é aquela que possui anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso. Essa imunidade pode ser adquirida naturalmente (pela doença) ou artificialmente (pela imunização adquirida por meio da vacinação).

Imunidade é a capacidade de o sistema imunológico reconhecer substâncias estranhas e promover uma resposta contra elas (micro-organismo responsável por uma doença infecciosa específica ou sobre suas toxinas).

As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e têm o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

O Programa foi criado em 1973, regulamentado no ano de 1975 pela Lei nº 6.259, de 30/10/1975, e pelo Decreto nº 78.231, de 30/12/1976, representando um instrumento destinado à proteção da população brasileira contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos, incluindo as vacinas. Atualmente, o PNI preconiza a vacinação para a família e, além da imunização de crianças, oferece também a vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.

O Programa coordena e define normas e procedimentos técnicos e científicos articulados às secretarias de estado e estas com as secretarias municipais, mediante ações estratégicas sistemáticas de vacinação da população, com base na vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e inovações tecnológicas da área. Também tem o papel de adquirir, conservar e distribuir os imunobiológicos que integram os calendários de vacinação do PNI nas aproximadamente 34 mil salas de vacina em todo o país.

As ações de vacinação contribuíram, de forma significativa, para manter a erradicação do ciclo urbano da febre amarela e da erradicação da varíola no Brasil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 22 anos e do sarampo, há dez anos.

O PNI do Ministério da Saúde, em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica da Saúde, proporciona o acesso equânime aos imunobiológicos especiais aos grupos portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas e seus comunicantes, usuários com história associada a evento adverso pós-vacinação e profilaxia pré e pós-exposição a determinados agravos. Estão disponibilizados nos 42 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) das 27 unidades federadas.

Tipos de Vacinas

NOME DA VACINA DOENÇA

BCG-ID Formas graves de tuberculose

Salk (vacina de vírus inativados)* Paralisia infantil

Sabin (vacina de vírus atenuados) Paralisia infantil

Antipneumocócica conjugada heptavalente* Pneumonia, otite e meningite

Antipneumocócica 23-valente* Pneumonia, otite e meningite

Antimeningocócica C conjugada* Meningite meningocócica

Hepatite A Hepatite A

Hepatite B Hepatite B

Hepatite A+B* Hepatite A e B

DT

(Dupla bacteriana) Difteria e tétano

DTP

(Tríplice bacteriana)** Difteria, tétano, coqueluche

DTPa

(Tríplice bacteriana acelular)** Difteria, tétano, coqueluche

Hib Meningite por Haemophilus

Tríplice viral Sarampo, rubéola e caxumba

Palivizumabe Bronquiolite

Varicela* Catapora

Rotavírus Diarréias graves

Raiva Raiva

Influenza* Gripe

Febre amarela Febre amarela

HPV* Contra o Papilomavírus Humano

Mulheres

* Aplicadas em clínicas particulares

Aspectos operacionais na Sala de Vacinas

1-Introdução:

Os aspectos operacionais em sala de vacinas merecem uma atenção especial pois tratam de medidas essenciais para a aplicação de um imunobiológico dentro de todos os padrões corretos de conservação, armazenagem e indicações clínicas.

A enfermagem exerce um importante papel no tocante às imunizações por monitorar todos os aspectos técnicos e operacionais na sala de vacinas.

É a equipe de enfermagem que:

• Pede a quantidade necessária para suprir seu posto de vacinação levando em consideração o número de clientes cadastrados;

• Recebe e distribui entre geladeira de estoque e de uso diário;

• Controla a temperatura destas geladeiras ou câmaras de conservação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com