TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VER-SUS: Relato De Experiencia

Ensaios: VER-SUS: Relato De Experiencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

VER-SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Luara Rayane Dantas; Arthur Deyvison Melo de Santana; Italo Matheus Targino Moreira; Maria Clara Rangel Ribeiro; Maryanne Karla Machado de Araújo; Paulo Henrique de Santana Miranda; Sidney Rafael Gomes de Oliveira

Centro Universitário do Rio Grande do Norte- UNI-RN

Faculdade Natalense de Ensino e Cultura- FANEC

Universidade Potiguar- UNP

dantasluara.fisio@hotmail.com

Introdução

O sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, onde é baseado no modelo de promoção, proteção e recuperação da saúde. Entretanto, encontra-se também, o SUS, longe de ser do projeto que o descreve. Falhas desacatam seus princípios, gerando inúmeras críticas e insatisfações.

O estágio de vivência na realidade do sistema único de saúde (VER-SUS), tem como finalidade proporcionar o aprendizado de futuros profissionais de saúde e de outras áreas e, também, estimular a formação de profissionais comprometidos com os princípios e diretrizes do SUS.

Este relato tem como objetivo divulgar a experiência vivida em São Miguel/RN no período de 14 a 23 de julho de 2014.

Descrição da experiência

O estágio foi vivenciado por acadêmicos de instituições públicas e privadas do estado, dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Psicologia. Todos tiveram a oportunidade de conhecer diversos ambientes determinantes em saúde do município como, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Centro de Vigilância em Saúde, Comunidades, Equipamentos de lazer, Aterro sanitário e Matadouro, além de reuniões com gestores, funcionários e usuários.

Ao final de cada dia, os participantes se reuniam para debater as situações vistas, pondo como enfoque pontos positivos, negativos e propostas, além de cada um produzir um relatório referente a vivência.

Impactos

Durante todo o projeto pôde-se vivenciar as mais distintas realidades da saúde pública. Alguns locais surpreenderam, no entanto, outros foram tidos como insatisfatórios.

Na gestão em saúde apresentou-se apenas a secretária de saúde. Constatou-se que todas as questões em saúde do município centralizam-se a ela, consequentemente, foi visto que a gestão é falha, por sobre carga e falta da distribuição de atribuições.

De todos os locais visitados, o CAPs e o Núcleo de vigilância em saúde foram os mais plausíveis, tendo apenas detalhes à serem resolvidos. No entanto, locais como o suposto aterro sanitário, lixão e hospital municipal apresentaram falhas gravíssimas. Em outros locais, foi constatado vários pontos negativos, mas pontos positivos também foram observados.

A participação da população foi mínima, fato bastante preocupante, pois sabe-se da necessidade do usuário participar das questões em saúde. Foi observado também que esse problema se dá por causa da falta da educação em saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com