TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos Alimentares na Alimentação

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Grupos alimentares

A alimentação deve ser cuidadosamente observada, os alimentos não causam reicidiva da doença, mas pioram, de maneira similar, os fatores dietéticos sugere-se que, dietas com baixo teor de fibras e altos conteúdos de açúcar, gordura animal, gorduras totais, ácidos graxos poliinsaturados ômega-6 e carnes, podem constituir para fatores de risco para esta doença.

A dieta saudável deverá ter como componentes principais frutas, vegetais, peixes e carnes magras.

Na fase ativa da doença a alimentação tem um papel importante no auxílio do controle dos sintomas como diarréia, dor abdominal, distensão que previna ou reverta a perda de peso, quando acontece a diarreia há perda de muitos fluidos com isso é importante a ingestão de líquidos para ocorrer a recomposição, bebidas ou shakes especiais podem fornecer nutrição suplementar além das calorias, oferecem também vitaminas e minerais, a dieta deve ser hipercalórica, hiperprotéica, restrita de carboidratos simples e alimentos que causam flatulência, a lactose deve ser restrita da alimentação.

Devem ser consumidos vegetais como a cenoura, chuchu, batata todos sem casca e cozidos, leguminosas na forma de caldo, frutas, leite e derivados como os leites de soja light, iogurte de soja e leite com baixo teor de lactose desnatados ou semidesnatados, carnes magras como o frango.

Devem ser evitados vegetais verdes crus ou cozido, leguminosas na forma de grão, frutas secas, cereais integrais, leite e iogurte integral comum, as carnes gordas como embutidos, vísceras e frutos do mar, pimenta e temperos também devem ser exclusos da dieta.

A fase de remissão, podem ser incluídos os carboidratos simples como a sacarose, em quantidade moderada e a lactose progressivamente, deve-se aumentar gradativamente o conteúdo de fibras totais e insolúveis da dieta, mantendo-se moderado o teor de gordura.

Nesta fase podem ser consumidos todos os tipos de vegetais, leguminosas, frutas, cereais, gorduras, carnes e ovos, os leites devem ser desnatados ou light.

Os alimentos evitados devem ser vegetais que aumentam a flatulência, leguminosas com acompanhamento de carnes, linguiça, bacon, algumas frutas como o açaí e coco, leites integrais, pimentas e temperos prontos.

REFERÊNCIAS

DIESTEL,Cristina;SANTOS,Mariana;ROMI,Marcela.Tratamento nutricional nas doenças inflamatórias,Rio de Janeiro,Dez. 2012.Disponível em:http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=355>acesso em:09 mai.2015

Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.Fev 2014.Dispiível em:http://abcd.org.br/adolescentes-convivendo-com-a-doenca-de-crohn-e-a-retocolite-ulcerativa/>acesso em:09 mai.2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com