TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÁRIE EM PACIENTES USUÁRIOS DE DROGAS ILICÍTAS

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA

AFONSO CELSO PEREIRA DOS SANTOS NETO-85995

FERNANDO VALE CAVALCANTE-83708

IAGO BOAZ PINHEIRO-82905

MATHEUS DOS SANTOS SILVA-84193

RAFAEL NUNES PEREIRA-82893

RAYAN PINTO DE FREITAS RODRIGUES-89122

“CÁRIE EM PACIENTES USUÁRIOS DE DROGAS ILICÍTAS”

São Luís

2018

  AFONSO CELSO PEREIRA DOS SANTOS NETO-85995

FERNANDO VALE CAVALCANTE-83708

IAGO BOAZ PINHEIRO-82905

MATHEUS DOS SANTOS SILVA-84193

RAFAEL NUNES PEREIRA-82893

RAYAN PINTO DE FREITAS RODRIGUES-89122

“CÁRIE EM PACIENTES USUÁRIOS DE DROGAS ILICÍTAS”

                                                                                      “Trabalho apresentado a disciplina Metodologia Cientifica para obtenção de nota referente ao 1 bimestre do curso de Odontologia da Universidade Ceuma”.

SÃO LUÍS-MA

2018

Introdução

O uso de substâncias psicoativas tem aumentado mundialmente e tem se tornado um problema de saúde pública. Cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas usam drogas ilícitas segundo dados divulgados pelo relatório mundial sobre drogas da ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está relacionada a qualquer substancia ,seja ela qual for (licitas ou ilícitas), que em contato com o organismo tem a capacidade de modificar uma ou mais funções do indivíduo.

Uma das consequências para a saúde bucal é o desenvolvimento da cárie dentária, que são agravadas devido ao uso de drogas, é de relevância à atenção do cirurgião-dentista durante o atendimento desses pacientes, pois em muitos casos serão os profissionais dessa área os primeiros a terem a oportunidade de diagnosticar o surgimento de possíveis alterações, intervir com o tratamento adequadro e pode tambem encaminhar a outros proficionais para realizar um tratamento multifatorial. Porém não é simples identigicar qual principal fator que predispoe a doença, devido à carie ser uma doença multifatorial e pouco são as literaturas que remetem o desenvolvimento de caries relacionadas a pacientes usuarios de drogas ilicitas. Sendo então demostrado o descuido a esse grupo de indivios que apresentam  uma maior vulnerabilidade ao desenvolvimento da doença.

Os fatores que predispõe um dependente químico ao desenvolvimento da doença cárie está vinculada ao uso frequente das drogas. O uso frequente do tabaco, maconha, crack entre outras, alteram os mecanismo de defesa constituintes da saliva, como por exemplo, o fluxo salivar, ele tem constituintes que sevem de proteção de capacidade tampão dá saliva no meio bucal e com o uso dessas substâncias químicas o indivíduo tem uma diminuição desse fluxo salivar, deixando assim essa área vulnerável ao surgimento da doença, devido ao acumulo de placa bacteriana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com