TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a localização anatômica das glândulas salivares maiores e menores?

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

1) Qual a localização anatômica das glândulas salivares maiores e menores? Quais os locais de saída dos ductos dessas glândulas na cavidade bucal?

A glândula parótida encontra-se na região pré-auricular de cada lado da face, entre o músculo esternocleidomastóideo e a borda posterior do ramo da mandíbula. Acima se limita com a ATM e o meato acústico cartilagíneo e abaixo se estende até o nível do ângulo da mandíbula. JÉSSICA Suas partes superficiais e profundas abraçam a mandíbula e os músculos masseter e pterigóideo medial. O ducto parotídeo abre-se no vestíbulo da boca, próximo ao segundo molar superior, no qual existe a papila parotídea. KARINA

A glândula submandibular contata com a fóvea submandibular, sendo que medialmente está em contato com os músculos milo-hióide e o hioglosso. DAPHNE O ducto submandibular abre-se na carúncula sublingual ao lado do freio da língua. FRAN A glândula sublingual situa-se no assoalho da boca, sobre o músculo milo-hióide, faz contato com a fóvea sublingual da mandíbula, de um lado, e com o ducto submandibular, o nervo lingual e o músculo genioglosso, de outro. GABI Possui vários ductos sublinguais menores que se abrem separadamente na prega sublingual, além de um ducto sublingual maior que se junta ao ducto submandibular ou se aproxima a este, na carúncula sublingual. GUI As glândulas linguais são encontradas na raiz da língua, próximas ao dorso, desembocando na vala das papilas circunvalas (secreção serosa) e se abrem por seus pequenos ductos linguais dos nódulos linfáticos da tonsila lingual (secreção mucosa). IZA Também são encontradas na massa muscular da língua, próximas ao ápice. O ducto dessas terminam na mucosa da face inferior da língua. MARINA As glândulas labiais situam-se na submucosa dos lábios superior e inferior, seus ductos se abrem diretamente na mucosa dos lábios. VICTOR As glândulas palatinas formam uma camada na submucosa do palato mole, parte do palatoglosso e do palato duro. Cada pequena glândula tem seu ducto que perfura a mucosa do palato. JANSEN As glândulas bucais são dispersas irregularmente na submucosa da bochecha, entre os feixes do músculo bucinador e na face externa dele. Seus ductos se abrem em diferentes regiões da bochecha.  RAPHA

2) Qual o tipo de saliva produzida pelas diferentes glândulas salivares? Responda com base nos tipos de células que as compõem, descrevendo-os.

A saliva é uma secreção aquosa transparente secretada pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. GABI Sua maior parte cerca de 98% é constituída por água e cerca de 1% composto por proteínas GUI como Lactoferrina (que tem efeito antibacteriano por um efeito de aglutinação.), a lisozima (que também tem efeito antimicrobiano hidrolisando ligações específicas em paredes celulares bacterianas) e imunoglobulinas, além de íons como Cálcio e Fosforo. KAH A saliva serosa é rica em albuminoides (substâncias que possuem albumina, proteína que é solúvel em água), DAPH contém uma enzima chamada Amilase (ptialina), que contribui com a quebra do amido. FRAN Atua preponderantemente auxiliando na mastigação dos alimentos. Sua secreção é feita pelas glândulas parótidas. IZA A Saliva mucosa é rica em glicoproteínas tais como mucina (que tem como função a lubrificação, já que possuem alta afinidade pela água - hidrofílicas). JE Atua preponderantemente na gustação e deglutição. É secretada pelas glândulas bucais, palatinas, linguais e labiais. MA

Já a saliva mista é composta pela junção da saliva serosa e mucosa, variando na quantidade e concentração de albumina e mucina. VITOR Tem ação importante tanto na mastigação dos alimentos como na gustação e deglutição. JANSEN É secretada pelas glândulas submandibular (predominância de serosa) e sublinguais (predominância mucosa). RAPHA

3) O controle da secreção salivar é feito pelo sistema nervoso autônomo. É correto afirmar que tanto o sistema simpático como o parassimpático estimulam a secreção salivar? Justifique sua resposta, considerando os efeitos diretos dos neurotransmissores autonômicos nas células acinares, ductais e mioepiteliais das glândulas salivares e seus efeitos vasculares.

É correto afirmar que tanto o sistema parassimpático estimula a secreção salivar enquanto o simpático promove a sua inibição.(Fran) o primeiro está relacionado com o aumento da secreção devido a maior velocidade de fusão das vesículas e ao aumento da produção de saliva pelas células acinares. (Jessica) Estímulos parassimpáticos também causam a vaso dilatação dos vasos sanguíneos, a qual é importante no incremento da produção de saliva, pois aumenta a disponibilidade de água e sais minerais para as células acinares, (Gabi) com isso, o aumento do volume secretado é acompanhado pela diminuição da concentração proteica da saliva. (Karina) Já o sistema simpático estimula a secreção das vesículas pré existentes, diminuindo a produção de saliva. (Gui) Esta está relacionada a diminuição do influxo sanguíneo causado pela vasoconstrição, pois há uma redução na disponibilidade de água e sais minerais para as células acinares. (Marina) A diminuição do fluxo pelo sistema nervoso simpático é acompanhada do aumento da concentração proteica da saliva.(Izabele) Durante o estímulo causado pelo parassimpático, a saliva é conduzida para a cavidade bucal por um sistema de ductos onde ocorrerá a secreção de proteínas como a lisozima e a lactoferrina, de propriedades antibacterianas, contribuindo com a composição da saliva. Nos ductos, o cloreto e o sódio do lúmen acinar serão reabsorvidos ao mesmo tempo em que o bicarbonato e o potássio são adicionados. Além disso, os ductos têm a função de conduzir a saliva para a cavidade bucal. As células mioepiteliais são células contrateis que envolvem acinos e ductos intercalares e sua contração colabora com a expulsão da saliva. (Daph)

4) Diferencie hipossalivação de xerostomia, e discuta quais fatores, exceto medicamentos, podem reduzir a secreção salivar.

As diferenças entre xerostomia e hipossalivação são que a xerostomia é uma situação onde ocorre impressão subjetiva (MAH)ou seja uma sensação de boca seca, podendo existir sem haver uma hipossalivação (Jessica) já a hipossalivação é a redução real do fluxo salivar, que pode ser assintomática. (Rapha) Os fatores que podem reduzir o fluxo salivar são : radioterapia e quimioterapia na região da cabeça e pescoço onde se atinge as glândulas salivares maiores e menores, (karina) condições  de estresse  (ativação do sistema nervoso simpático que libera a noradrenalina nos vasos (victor) causando vasoconstrição o que reduz o fluxo sanguíneo para as glândulas salivares, reduzindo a secreção salivar)(Gui), doenças diversas como a Sjögren (doença autoimune conhecida como um distúrbio no sistema imunológico caracterizado pela secura dos olhos e boca pois houve a perda de cotransportadores de Cl-/HCO3-)(Izabele) a AIDS (gera hipofunção das glândulas), a diabetes  ( é a poliúria (micção excessiva ) a causa da redução  do fluxo salivar) (Gabi) , os cálculos nas glândulas salivares (precipitação de sais de cálcio e falta de colóides protetores se formam e inibem a secreção salivar), (Fran) grau de hidratação corporal (a desidratação corporal reduz o fluxo salivar, causando a sensação de sede e busca por água), a posição do corpo ( em posições deitadas o fluxo salivar é menor) (Jansen) e o ritmo circadiano (o fluxo salivar diminui durante o sono pois houve uma diminuição no metabolismo). (Daphne)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com