TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo de prevenção de girdíase em canil

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

PROTOCOLO DE PREVENÇAO, CONTRA GIARDIASE EM CANIL DE SANTA ISABEL.

Introdução.

A giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giardia spp. É considerada uma zoonose, pois acomete animais domésticos, silvestres e o homem. (ADDEO et al, 2008). É de alta frequência nas rotinas de clinicas veterinárias, com os quais o grupo tem contato.  

O protozoário acomete com maior frequência animais jovens, sem resistência imunológica, ou que convivem em grupos (FAM, 2014). A transmissão ocorre pela via fecal-oral e o hospedeiro pode se infectar pela ingestão de cistos de Giárdia, contidos em água, alimentos ou fezes. (FORTES, 2004).

O risco da infecção por giárdia é acentuado em locais com alta densidade populacional, falta de higiene e hábitos alimentares. Suas taxas são altas em áreas de grande população humana e animal, devido ao aumento da oportunidade de transmissão de forma direta ou indireta. É possível haver transmissão direta, principalmente em locais onde os animais encontram-se aglomerados, como gatis e canis. (FAM, 2014)

A infecção leva a quadros de diarreia intermitente comprometendo a digestão e a absorção de alimentos, levando a desidratação perda de peso e até mesmo ao óbito. Comumente as fezes são pálidas, fétidas e moles, podendo apresentar-se na forma aquosa ou hemorrágica. Porém, fatores como cepa do parasita, tempo de infecção, dieta e imunidade influenciam na sintomatologia da doença. (FAM, 2014)

Como medidas profiláticas, são essenciais boas higiene e prevenção de contaminação fecal de alimentos e agua (TAYLOR et al, 2010 ). É recomendada a vacinação de cães a partir do quinquagésimo sexto dia de vida e a vermifugaçao periódica. (ADDEO et al, 2008).

Como medidas de prevenção em locais com cães parasitados deve ser procedido a desinfecção do piso, onde haver fezes de cães positivos, não permitindo que elas fiquem expostas, pois constituem um ótimo meio de disseminação de cistos (FORTES, 2004). A limpeza dos ambientes com desinfetantes a base de amônia quaternária ou água sanitária diluída, é outra medida que podem ser tomada, para a inibição da transmissão dos cistos de giárdia (ADDEO et al, 2008).

Este projeto técnico tem como objetivo propor um protocolo de prevenção de giardíase, em canil localizado no município de Santa Isabel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com