Ciências Sociais / HUMILHAÇÃO SOCIAL

HUMILHAÇÃO SOCIAL

Artigo: HUMILHAÇÃO SOCIAL
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  ptania2009  09 junho 2013
Tags: 
Palavras: 2150   |   Páginas: 9
Visualizações: 171

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSOR EAD: LINDILDO A. MARTELLI

04/05/2013

INTRODUÇÃO

O objetivo desta atividade é analisar, refletir e compreender a humilhação que compreende a desigualdade social, além da invisibilidade que vários trabalhadores enfrentam no seu dia a dia. O psicólogo Fernando Braga da Costa e o sociólogo Jessé Souza apontaram, em seus estudos, os problemas ligados à história da identidade do provo brasileiro que desde o início sofre com a escravidão e nos dias de hoje padece pela falta de reconhecimento em algumas áreas profissionais, o que acaba se refletindo na camada mais pobre da população por falta de opção ou por falta de preparo.

As desigualdades e humilhações, muitas vezes, são tão graves que atos como xingamento, apelidos, falta de informação e a falta de solidariedade acaba obrigando inconscientemente o indivíduo a viver isolado na sociedade, como um ser invisível, e que o mesmo, muitas vezes, nem tem consciência sobre sua situação.

O estudo específico do psicólogo Fernando Braga da Costa expõe sua experiência, enquanto aluno, ao trabalhar como gari na universidade que estudava, vivenciando a experiência da humilhação, onde seus próprios amigos e professores não o reconheceram enquanto exercia a profissão.

Fechamos a atividade com a realização de uma entrevista na qual o grupo conversou com um coveiro que nos auxiliou para melhor compreendermos essa “invisibilidade social”, a dependência da profissão que o indivíduo abraça, mostrando como raras vezes tem reconhecimento e ainda como sofre discriminação dentro e fora do local de trabalho.

Temos em mente que o aprofundamento na discussão e reflexão apresentada nesta atividade nos ajudará em nossa formação de futuros profissionais do Serviço Social.

O texto, “Humilhação Social – um problema político em psicologia”, de Jessé Moura Gonçalves Filh

o, aborda a humilhação social causada pela diferença entre as classes sociais, o rebaixamento constante e profundo sofrido pelos pobres e seus antepassados, o efeito da desigualdade política que indica a exclusão de uma classe inteira de trabalhadores. Essa humilhação vale como uma modalidade de angústia que assume internamente o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado. Na visão marxista a questão da humilhação social é vista pela ótica socialista, isto é, do indivíduo vivendo em sociedade capitalista, e na visão da psicanálise a discussão do problema é visto através da ótica do próprio indivíduo internamente, para depois exteriorizar e passar a influenciar a sociedade na qual vive.

O estudo também nos mostra o impacto sofrido por pessoas de uma cultura mais simples, talvez até rudimentar, de uma vida no campo, que passam a viver em uma cultura mais agitada, mais agressiva das grandes cidades.

Essas pessoas acabam enclausuradas em bairros mais pobres e sofrem com a discrim ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias