Ciências Sociais / Caso Concreto

Caso Concreto

Exames: Caso Concreto
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  pimpao  02 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 600   |   Páginas: 3
Visualizações: 28

Questão discursiva:

Leia atentamente o caso concreto abaixo.

Um vídeo que mostra um rebelde a cortar, arrancar, e possivelmente a dar uma dentada, no coração de um soldado já morto, está a chocar a Síria e o mundo. Diferentes grupos de direitos humanos defendem que a guerra na Síria tomou contornos de puro ódio e vingança.

A sequência de imagens disponível no "youtube" mostra um homem a dilacerar a carne do cadáver de um soldado, removendo o coração e, embora não seja de forma clara, aparenta chegar mesmo a dar uma dentada.

O sírio vai mais longe e desafia o opositor diretamente, no vídeo que foi publicado no passado domingo: "Aos soldados de Bashar o cão, comeremos os vossos corações e os vossos fígados."

O presidente Bashar al-Assad garante que o crime de guerra não passará impune e que o responsável será devidamente julgado.

Entretanto, a Organização internacional de direitos humanos (Human Rights Watch - HRW) identificou o protagonista da gravação. Abu Sakkar, líder da brigada Independent Omar al-Farouq, que funciona sob a alçada do principal grupo de rebeldes sírios, comanda uma força de 20 mil combatentes.

A HRW remete também que o caso não é totalmente inédito. O líder rebelde protagoniza outros vídeos em que profana os mortos da força opositora.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3219004

Qual conceito da teoria durkheimiana se aplica ao texto acima? Justifique sua resposta.

O conceito de que o homem seria um animal selvagem, que só se tornou humano porque se tornou sociável. O que não acontece no texto acima, onde partindo de seus instintos mais primitivos ele não foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio do mesmo.

Questãode múltipla escolha:

Leia atentamente o caso concreto abaixo:

A estudante Geisy Vila Nova Arruda, 20, disse nesta sexta (30) que não desistirá do curso de turismo da faculdade Uniban, no campus de São B

ernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela está no primeiro ano. No dia 22, uma quinta, ela foi hostilizada pelos alunos da faculdade por estar usando uma minissaia. Ela admitiu que naquela dia estava com uma roupa inadequada para ir à escola, mas dali ela iria para uma festa. De qualquer forma, disse, nada justifica o que houve. (...) O tumulto começou quando Geisy, já em sala de aula, saiu com uma amiga para ir ao banheiro, chamando a atenção dos estudantes. Formou-se uma aglomeração diante da porta do banheiro, e a moça foi xingada por estudantes. Ela temeu ser agredida, se saísse. A direção da escola teve de chamar policiais militares para tirá-la da escola vestida com um jaleco de professor. Os policiais tiveram que fazer uso de gás de pimenta para abrir caminho, e a estudante teve de passar por estudantes que gritavam: "Puta, puta, puta!" "Eles estavam possuídos, fiquei com muito medo", disse. "Saí de lá escoltada por seis homens, o mais rápido que pude. ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias