Ciências Sociais / Ciencias Ead

Ciencias Ead

Artigos Científicos: Ciencias Ead
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Danideri  07 abril 2014
Tags: 
Palavras: 1176   |   Páginas: 5
Visualizações: 49

“Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade ‘livre’, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009)

Segundo essa leitura, é correto dizer que o Iluminismo:

Contribuiu para que a prática do lucro fosse proibida.

Contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados à sociedade capitalista.

Contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.

Contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.

Está(ão) correta(s):

a.

As alternativas II, III e IV.

b.

Apenas a alternativa IV.

c.

As alternativas II e III.

d.

Apenas a alternativa II.

e.

Todas as alternativas.

0,5 pontos

Pergunta 5

“(...) A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.” (MARX, K. e ENGELS, F. “Manifesto Comunista”. 1848)

A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:

a.

Na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras.

b.

No mundo moderno, as classes alcançam um maior grau de diferenciação e conseguem definir seus papéis sociais buscando uma maior integração entre si.

c.

Na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isso somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.

d.

Nas sociedades antigas, as classes são definida

s de acordo com os costumes comunais, ficando as lideranças dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados.

e.

Na sociedade capitalista há uma grande força moral que une os homens em virtude da interdependência que cada um possui em relação ao trabalho do outro.

0,5 pontos

Pergunta 6

“Um levantamento inédito do governo federal mostra que quase 98% dos casos de assassinatos no campo do Pará ocorridos nos últimos dez anos ficaram impunes.

Foram analisadas 180 situações que resultaram em 219 mortes no Estado, entre 2001 e 2010. Apenas quatro (2,2%) delas geraram boletins de ocorrência, inquéritos policiais, denúncias de promotorias, processos judiciais e, por fim, alguma condenação.

Outros três casos chegaram a ser julgados, mas os réus foram absolvidos.

O trabalho, desenvolvido pela Ouvidoria Agrária Nacional e Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, mostra também que a maioria dos assassinatos no campo paraense (61 ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias