Ciências Sociais / Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Marys  21 abril 2013
Tags: 
Palavras: 1935   |   Páginas: 8
Visualizações: 134

CAPÍTULO 1

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Para James G. Hunt, o Comportamento Organizacional é um corpo interdisciplinar de conhecimento com forte ligação com as ciências comportamentais da psicologia, sociologia e antropologia; bem como as ciências sociais, tais como a economia e sociologia. O Comportamento Organizacional é singular, contudo, em sua dedicação à aplicação e integração desses diversos enfoques para obter uma maior compreensão do comportamento humano nas organizações. Usa métodos científicos para desenvolver e testar empiricamente suas teorias e conceitos. Em todos os casos, a base científica do CO é importante por que:

1) o processo de coleta de dados é controlado e sistemático;

2) as explicações propostas são cuidadosamente testadas;

3) apenas as explicações que possam ser cientificamente verificadas são aceitas.

O Comportamento Organizacional utiliza pensamento contingencial para verificar como situações diferentes podem ser entendidas e trabalhadas. Em vez de buscar uma forma única ou universal de gerenciar pessoas e organizações, o Comportamento Organizacional reconhece que as práticas devem se encaixar nas necessidades de cada situação. Umas das importantes variáveis contingenciais estudadas no Comportamento Organizacional são o meio ambiente, tecnologia, estrutura e as pessoas.

Para Idalberto Chiavenato, existe um relacionamento de intercâmbio entre os indivíduos e a organização. O modo pelo qual os objetivos individuais são satisfeitos determina sua percepção do relacionamento. Esse relacionamento poderá ser percebido como satisfatório para as pessoas que percebem que suas recompensas excederam as demandas feitas sobre elas. A pessoa ingressa na organização e nela permanece se espera que suas satisf

ações pessoais sejam maiores que seus esforços pessoais. Se ela acredita que seus esforços pessoais ultrapassem as satisfações, ela se torna propensa a abandonar a organização, se possível.

Comparando os dois autores, conclui-se que o ser humano é colocado como principal preocupação, sendo assim através do diálogo pode se chegar a resolução de problemas sem comprometer o bom desempenho psicológico.

Os sistemas de comportamento organizacional são divididos entre abertos e fechados. Sistema aberto: Pode-se descrever sistema aberto como sendo um conjunto de partes que interagem com seu ambiente, havendo um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema. Um exemplo típico de sistemas aberto é o corpo humano, já que sua interação com o meio ambiente é total.

Segundo Bio (1985, p.19): Os sistemas abertos envolvem a ideia de que determinados “inputs” são introduzidos no sistema e, processados, geram certos “outputs”. Com efeito, a empresa vale-se de recursos materiais, hu ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias