Ciências Sociais / Fichamento A Luta Pelo Direito

Fichamento A Luta Pelo Direito

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento A Luta Pelo Direito
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  rubenson  17 setembro 2013
Tags: 
Palavras: 1163   |   Páginas: 5
Visualizações: 262

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

Fichamento do livro A Luta Pelo Direito

Professora: Me. Dhieimy Quelem Waltrich

Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica - Antropologia

Rubenson de Baldo e Carneiro

1º – Semestre

PASSO FUNDO

2013

Etapa 1 - Passo 2

Pesquisar nas outras bibliografias indicadas para a disciplina, os conceitos e as características sobre o Direito Natural e o Direito Positivo.

Conceito de Direito Positivo:

O direito positivo é aquele criado pelo homem, faz referencia à suas criações e feitos, ao contrario do direito natural, que existe independentemente da vontade humana.

Suas características são: a sua particularidade, sua mutabilidade, temporalidade, o fato de ser posto pelo homem e, segundo o jurisconsulto romano Paulo, estabelece o que é bom para uma comunidade. ([1] Bobbio, 1996, p. 22 e 23.)

Conceito de Direito Natural:

O direito natural é aquele que independe da vontade do homem, independe de qualquer criação humana. É aquele que acontece, como o nome diz, naturalmente. Basicamente, fenômenos naturais.

As características do direito natural são: sua universalidade; sua imutabilidade; sua atemporabilidade; o fato de não ser posto pelo homem, segundo Bobbio, o jurisconsulto romano Paulo teria acrescentado uma quinta característica: o direito natural estabelece que é útil. ([2] Bobbio, 1996, p. 22 e 23.)

Passo 3

Considerando as noções iniciais sobre direito obtidas nas primeiras aulas do curso, e as pesquisas realizadas, identificar as principais diferenças entre o Direito Natural e Direito positivo. Essa pesquisa será utilizada na construção da resposta final do desafio, por isso, quanto melhor ela for feita, mais simples será para o seu grupo responder ao questionamento proposto no desafio.

O que diferencia o direito naturalista do direito positivista é que o primeiro é totalmente independente da vontade do ser humano, já o segundo depende apenas da criação do homem

, nada mais é que um fenômeno criado pelo mesmo.

Como seu nome já diz, o direito natural vem da natureza, não pode ser alterado nem ter um fim pela ação do homem.

O direito positivo diz respeito apenas ao que é criado pelo homem, e pode ser alterado a qualquer tempo, por exemplo, assim como mudam os costumes os hábitos e os princípios, a norma positivada tende a mudar seguindo essas alterações sociais.

Etapa 2 – Passo 4

Produzir um texto de no máximo 3 laudas, que deverá ser entregue ao professor, e que represente a idéia do grupo sobre a questão proposta, respondendo a questão colocada no passo 3.

O presente trabalho tem por objetivo analisar se “a estrutura apresentada por Bobbio para um ordenamento jurídico é coerente e adequada para a atualidade”. Sendo que Bobbio trata em sua obra do direito natural e do direito positivo do qual se passa a analisar no desenrolar do trabalho.

Para Bobbio "(...) na realidade, as normas jurídicas nunca existem isoladamente, mas semp ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+