Ciências Sociais / A Importância Do Profissional De Serviço Social Junto Ao Idoso

A Importância Do Profissional De Serviço Social Junto Ao Idoso

Dissertações: A Importância Do Profissional De Serviço Social Junto Ao Idoso
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Gabriel  28 novembro 2011
Tags: 
Palavras: 3020   |   Páginas: 13
Visualizações: 349

...

houve um grande interesse pela profissão, pois os Assistentes Sociais emprestam suas vidas para conscientizar, alertar e conhecer a vida de seus semelhantes, e assim abrir caminhos para possibilitar um melhor encaminhamento e solução dos problemas de uma grande parcela da sociedade que são tratados de forma diferente. E esta pesquisa está classificada nos critérios de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico. Partindo da pesquisa realizada, os dados foram analisados a partir de leitura crítica e redação dialógica dos autores apresentados.

O desafio do serviço social, diante da questão do idoso, que vive momentos de exclusão social, é propender o diálogo em entre as diferentes faixas etárias a fim de despertar a sensibilidade por todas as pessoas que sofrem diversas formas de discriminação, além de potencializar a pessoa idosa a acreditar em si, como pessoa de direitos, isso os levará a redescobrir sua verdadeira identidade, assumir-se como pessoa imprescindível a sua produtividade social. De acordo com o artigo 230 da Constituição Federal de 1988: “A família, a sociedade e o Estado tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

No entanto, o Estado e a sociedade civil como um todo não prima pelo que está estabelecido na constituição, cabendo ao Serviço Social, junto ao idoso e seus familiares, trabalharem essa questão.

Portanto, cabe ao Serviço Social, em sua função educativa e política, trabalhar os direitos sociais do idoso, resgatar sua dignidade, estimular consciência participativa do idoso objetivando sua integração com as pessoas, trabalhando o idoso na sua particularidade e singularidade, levando em consideração que ele é parcela de uma totalidade que é complexa e contraditória.

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO.

O Serviço Social é uma profis

são de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da questão social, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc.) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços.

É uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético – político, que foi construído pela categoria a partir das décadas de 1970 –1980 e que expressa o ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias