Ciências Sociais / As Interações Sociais, A Estrutura Social E Os Grupos Sociais

As Interações Sociais, A Estrutura Social E Os Grupos Sociais

Artigos Científicos: As Interações Sociais, A Estrutura Social E Os Grupos Sociais
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  hericass  19 março 2013
Tags: 
Palavras: 1322   |   Páginas: 6
Visualizações: 194

As Interações Sociais, a Estrutura Social e Os Grupos Sociais

Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de um sistema complexo de interações sociais.

Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. Os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está a origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. No decorrer desta socialização é que se desenvolve o sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e a ação independentes.

O conceito de identidade, na Sociologia, é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para que a interação social aconteça, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e da comunicação que se estabelece, deve haver uma modificação de comportamento das pessoas que interagem. A interação social pode assumir diversas formas, que se denominam relações sociais. Nelas, os indivíduos e os grupos se relacionam de diversas maneiras e por meio de interações repetitivas de padrões de comportamento na vida social, que são chamadas de processos sociais.

Entre os principais processos sociais estão a cooperação, a competição, o conflito, a acomodação e a assimilação.

Existe uma importante interação social entre os homens, a que se denomina de poder. O poder pode ser tomado como a

capacidade que possuem os indivíduos, ou grupo social, para afetar o comportamento de outros grupos ou pessoas. O poder se manifesta por meio de pelo menos três componentes: a força, a autoridade e a influência. Neste contexto, há a dominação como um dos mais importantes processos sociais básicos.

Por outro lado, configura-se ainda a elite como sendo uma minoria que existe em todas as sociedades e que, por várias formas, é detentora de autoridade ou poder, em contraposição à privação de uma maioria. Desta forma, as elites são compostas exclusivamente por pessoas ou grupos que ocupam posições de poder.

A cada conjunto de interações sociais vão se formando as estruturas sociais. A estrutura social, deste modo, refere-se aos padrões relativamente estáveis e duradouros em que estão organizadas as relações sociais e que formam a estrutura básica da sociedade.

Qualquer estrutura social tem como elementos básicos os status, os papéis sociais, os grupos sociais e as instituições sociais. A ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias