Ciências Sociais / Jorgesilva

Jorgesilva

Pesquisas Acadêmicas: Jorgesilva
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  jorgesilva83  16 setembro 2013
Tags: 
Palavras: 646   |   Páginas: 3
Visualizações: 76

QUESTÃO ESTRATÉGICA – PROGRAMA DE GESTÃO DE PESSOAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS

EQUIPE:

Francine Lima Gelbcke (coordenadora)

Hercilene Higino da Silva S. Thiago

Ivana da Silva Chodren

Marilza Nair dos Santos Moriggi

Maria Aparecida Schramm

Maria Patrícia Locks de Mesquita

Nádia Chiodelli Salum

Nicéia Mara Almeida de Souza

Florianópolis, 17 de novembro de 2008.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS

1 INTRODUÇÃO

Gestão de pessoas “é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. Assim, todos os gerentes são, em certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento” (CHIAVENATO, 2005, p 9).

Sobre a realidade de “Recursos Humanos”, Lucena (1998) afirma que o profissional desta área pode se limitar a alguns afazeres como o Planejamento de Recursos Humanos (nos seus aspectos técnicos, quantitativos e qualitativos), o levantamento de necessidade de pessoal em curto prazo (criando algumas alternativas para atender a essas necessidades). Mas esta é uma ‘visão incompleta’ e não vem melhorar os resultados a médio e longo prazo na organização. Ela ainda alerta que a atividade desta área não se restringe “a aparente simplicidade de manter os que apresentam bom desempenho, treinar ou substituir os que não correspondem e buscar no mercado o que está faltando” (LUCENA, 1998, p.16).

Assim a realidade atual exige que cada administrador - seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – deve estar apto a desempenhar as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar (CHIAVENATO, 2005, p13).

A política de gestão de pessoas do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), articulada à política do Departamento de Desenvolvimento e Potencialização de

Pessoas (DDPP) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), busca a valorização pessoal e profissional, que refletirá na valorização institucional. Desta forma, responde a missão da instituição de “preservar e manter a vida, promovendo a saúde, formando profissionais, produzindo e socializando conhecimentos, com ética e responsabilidade social”.

A construção de uma política de gestão de pessoas para o HU/UFSC, surge como uma das estratégicas do Plano 2012 - Planejamento Estratégico do Hospital Universitário -, resultante do planejamento estratégico que vem sendo implantado desde 2005. Visa estabelecer uma política de valorização do bem maior da instituição, que são as pessoas que a compõem, consubstanciada nos princípios do SUS, buscando uma gestão de qualidade, com a valorização do trabalho como um instrumento importante para a atenção à saúde e a criação de vínculos dos trabalhadores com a população e com a própria instituição.

Neste sentido, esta política ref ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias