Ciências Sociais / Questões Discursivas: Questão I - O Trecho Abaixo, Fragmento De Poesia Do Dramaturgo Alemão Bertold Brecht, Permite-nos Pensar Sobre Um Conceito Basilar Do Pensamento Marxista. Identifique-o, Defina-o E Relacione-o Com O Texto Em Questão. “Há Home

Questões Discursivas: Questão I - O Trecho Abaixo, Fragmento De Poesia Do Dramaturgo Alemão Bertold Brecht, Permite-nos Pensar Sobre Um Conceito Basilar Do Pensamento Marxista. Identifique-o, Defina-o E Relacione-o Com O Texto Em Questão. “Há Home

Casos: Questões Discursivas: Questão I - O Trecho Abaixo, Fragmento De Poesia Do Dramaturgo Alemão Bertold Brecht, Permite-nos Pensar Sobre Um Conceito Basilar Do Pensamento Marxista. Identifique-o, Defina-o E Relacione-o Com O Texto Em Questão. “Há Home
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  tamaragonzaga  15 junho 2013
Tags: 
Palavras: 624   |   Páginas: 3
Visualizações: 115

Prova simulada elaborada pelo professor, no padrão adotado nas avaliações de desempenho.

Modelo:

Questões de múltipla escolha:

1- Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005) Um dos objetivos do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis é reunir, em um espaço plural e autônomo, as diversas juventudes brasileiras e articular suas lutas e bandeiras. O Fórum conta com a adesão de ONGs e de entidades dos movimentos estudantis, juventudes partidárias, movimento hip-hop e setores juvenis de movimentos sociais. Nesse sentido, o Fórum:

A) Propõe-se ser um espaço para os partidos políticos atuarem.

B) Não é um ator político.

C) Pretende ser parte da estrutura estatal.

D) Propõe-se ser um espaço que contemple a diversidade dos movimentos e organizações juvenis.

E) Possui com objetivo ter lutas e bandeiras ideologicamente homogêneas.

2- Nas sociedades capitalistas o trabalhador não se reconhece no produto que criou, em condições que escapam a seu arbítrio e às vezes até à sua compreensão. Identifique o conceito que melhor expressa a sentença acima:

A) Alienação, teorizado por Marx.

B) Anomia, teorizado por Durkheim.

C) Alienação, teorizado por Weber.

D) Práxis, teorizado por Marx.

E) Práxis, teorizado por Weber.

3- Leia o texto e responda a questão proposta: Atualmente as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. “Temos o direito de, em nome do anti-racismo, correr o risco de transformar os pátios dessas escolas em espaços divididos entre brancos e negros definidos por lei?” questiona Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia da UFRJ. Para Frei Davi Raimundo dos Santos, diretor Executivo da ong EDUCAFRO, “o quadro do país é injusto com os negros e defende a ampliação do sistema de cotas”. No centro desse debate, a expressão-chave é “ações afirmativas”. Tais ações devem ser entendidas corretamente como:

A) As políticas governamentais para prot

eção restrita às populações negras e pardas.

B) As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.

C) As ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade.

D) Um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda a populações carentes.

E) um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população.

Questões discursivas:

Questão I - O trecho abaixo, fragmento de poesia do dramaturgo alemão Bertold Brecht, permite-nos pensar sobre um conceito basilar do pensamento marxista. Identifique-o, defina-o e relacione-o com o texto em questão. “Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos, e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis.”

Questão II: Leia o caso concreto abaixo e responda as questõ ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias