Ciências Sociais / Saber Ambiental

Saber Ambiental

Trabalho Escolar: Saber Ambiental
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  1010  07 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 1101   |   Páginas: 5
Visualizações: 25

O SABER AMBIENTAL

A crise Ambiental pode estar definida como crise de conhecimento. O saber Ambiental que emerge dessa crise de civilização e da racionalidade do mundo moderno plasma-se no espaço de exterioridade do pensamento metafísico e do conhecimento científico que procuram abarcá-lo e atraí-lo para seu centro das atenções.

No entanto, o saber ambiental é expulso do núcleo da racionalidade científica por uma força centrífuga que impulsiona para fora, que o impede de se fundir no núcleo sólido das ciências duras e objetivas, de se subsumir em um saber de fundo, de se engrenar no círculo das ciências e se dissolver em uma reintegração interdisciplinar de conhecimentos.

O saber Ambiental está em fuga; mantém-se em um processo contínuo de demarcação, delimitação, disjunção, desconstrução e diferenciação do conhecimento verdadeiro, do saber consabido, deslocando-se para a exterioridade dos paradigmas estabelecidos, libertando-se do jugo do propósito totalitário de todo pensamento global e unificado. Essa é a vocação do saber ambiental que une as diferentes órbitas de seu pensamento epistemológico.

RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA

A degradação ambiental emerge do crescimento e da globalização da economia. Esta escassez generalizada se manifesta não só na degradação das bases de sustentabilidade ecológica do processo econômico, mas como uma crise de civilização que questiona a racionalidade do sistema social, os valores, os modos de produção e os conhecimentos que o sustentam. A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo.

O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça a economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital. A gestão ambiental do desenvolvimento sustentável exige novos conhecimentos interdisciplinares e o planejamento intersetorial do desenvolviment

o; mas é, sobretudo um convite à ação dos cidadãos para participar na produção de suas condições de existência e em seus projetos de vida.

O desenvolvimento sustentável é um projeto social e político que apronta para o ordenamento ecológico e a descentralização territorial da produção, assim como para diversificação dos tipos de desenvolvimento e dos modos de vida das populações que habitam o planeta.

O discurso ambiental vai se conformando a partir de uma posição crítica da razão instrumental e da lógica do mercado, que emerge da natureza externalizada e do social marginalizado pela racionalidade econômica. Os pontos cegos e os impensáveis dessa razão modernizante- o ambiente excluído, oprimido, degradado e desintegrado- não se preenchem ecologizando a economia, mas transformando seus paradigmas de conhecimento para construir uma nova racionalidade social. Sob esta perspectiva, o ambiente transforma as ciências e gera um processo de ambientalização interdisciplina ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias