Ciências / Atps

Atps

Artigos Científicos: Atps
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:    07 junho 2013
Tags: 
Palavras: 5427   |   Páginas: 22
Visualizações: 65

Etapa 1

O que é um burocrata atual e qual sua visão de mundo.

O burocrata é uma pessoa que está completamente voltado para dentro da organização, para suas normas e regulamentos, para suas rotinas e procedimentos, para o superior hierárquico que é seu único cliente e que avalia seu desempenho. Isso o leva a criar conflitos com os clientes da organização, pois todos são atendidos de forma padronizada e impessoal, de acordo com os regulamentos e rotinas internos, fazendo com que o público se irrite com a pouca atenção e descaso para com seus problemas e necessidades particulares e pessoais. Todas essas disfunções deixam uma má impressão no cliente que passa a visualizar a organização simplesmente como aterradora, retrógrada e coisas assim. Não é a empresa que é ruim, muito menos o modelo burocrático, mas sim o burocrata que além de esquecer o significado do seu comportamento, esquece que ele também é cliente.

Cara ou coroa: os dois lados da burocracia.

Ao falarmos da burocracia vista na administração como um prisma de uma abordagem estruturalista, busca transformar as organizações em um sistema formal, racional, impessoal e por meio disto, atingir a máxima eficiência. Entretanto, ao fazer uma pergunta acerca da burocracia a qualquer indivíduo atualmente, logo ele responderá algo relacionado à lentidão, papelório e ineficiência. Tais acontecimentos são resultado do aprisionamento excessivo a regras e normas, o qual causa enormes disfunções em tal sistema. Após tentar demonstrar essas duas faces da burocracia, nos vêm o questionamento: afinal, existe algum tipo de burocracia ideal ou ela esta resumida apenas a essas duas faces já referidas? o verdadeiro sentido da burocracia é a organização eficiente por excelência, ou seja, uma organização na qual o individuo procura oferecer respostas as suas necessidades, e para atingir a eficiência precisa-se do entendimento a cerca de suas características. Segundo max Weber, umas das caracteristicas mais importantes da buroc

racia são?

Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito: leis.

Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências.

Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmides, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.

Impessoalidade: as pessoas limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo ser substituídas por outras o sistema funcionará tanto com uma pessoa como com outra.

Competência Técnica e Meritocracia: a escolha e promoção dos funcionários dependem de seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas.

Separação entre propriedade e administração: os burocratas limita-se a administrar os meios de produção não os possuem.

Profissionalização dos funcionários.

Completa previsibilidade do funcionamento: os funcioná ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias