Ciências / Evolução História Da Enfermagem

Evolução História Da Enfermagem

Ensaios: Evolução História Da Enfermagem
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Paulo  26 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 1009   |   Páginas: 5
Visualizações: 145

...

m

4. Dorothea Orem e a teoria do déficit do autocuidado:

Orem (apud FOSTER; BENET 2000) afirma que quando capazes, os indivíduos cuidam de si mesmos. Potter e Perry(1998) afirmam que o objetivo da teoria de Orem é ajudar o paciente a conseguir cuidar de si mesmo.

5. Martha Elizabeth Rogers e a teoria humanística e humanitária:

Falco e Lobo (2000) relatam que, para Rogers a enfermagem é uma ciência humanística e humanitária, dirigida à descrição e explicação do ser humano em sua totalidade sinergística e ao desenvolvimento de generalizações hipotéticas e princípios preventivos básicos para a prática reconhecida.

6. Madeleine M. Leininger e a teoria da enfermagem transcultural:

George(2000) afirma que Leininger construiu sua teoria da enfermagem transcultural com base na premissa de que as pessoas de cada cultura tem a sua maneira de experimentar e perceber o atendimento de enfermagem, e podem relacionar essas experiências com suas crenças e práticas gerais de saúde.

7. Jean Watson e a teoria do cuidado transpessoal:

Jean Watson ( apud TALENTO, 2000) diz que a enfermagem está voltada, principalmente, para os cuidados que derivam da perspectiva humanística combinados com a base de conhecimentos científicos.

8. Horta e a teoria das necessidades humanas básicas

Horta (1979) ressalta que essa teoria foi desenvolvida a partir de conceitos de motivação humana de Abraham Harold Maslow(1908-1970), que se fundamentam nas necessidades humanas básicas. Afirma ainda que os desequilíbrios trazem desconforto que, se for prolongado pode causar doenças.

9. O Processo de Enfermagem:

O processo de enfermagem é um método para organização e prestação do cuidado na área na literatura há outras denominações com SAE e Metodologia da Assistência de Enfermagem (MAE), termos utilizados genericamente para se referir à forma de organizar a assistência( Dell’Acqua e Miyadahira ).

Paul e Reeves (2000) destacam que este processo também dá condições para que seja avaliada a

qualidade do atendimento de enfermagem, a competência e a responsabilidade do profissional da área.

Na realidade brasileira, com proposto por Horta (1979) a operacionalização do processo de enfermagem ocorre por meio de seis fases que compreendem o histórico, o diagnóstico, o plano assistencial, o plano de cuidados ou prescrição, a evolução e o prognóstico de enfermagem.

10. Diagnósticos de enfermagem NANDA

Marin, Messias e Ostroski (2004) ressaltam que atualmente, existem vários sistemas de enunciado de diagnósticos de enfermagem, porém o sistema mais comumente utilizado foi desenvolvido pela NANDA.

O diagnóstico de enfermagem é a etapa da SAE que tem recebido maior atenção dos profissionais da área, uma vez que sua formulação adequada direciona o planejamento, implementação e evolução do cuidado.

11. Sistema NIC:

O sistema NIC é uma linguagem padronizada de tratamentos que os profissionais da área de enfermagem utilizam, incluindo cuidados diretos e indiretos ao paciente , ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+