Ciências / Geologia Geral

Geologia Geral

Dissertações: Geologia Geral
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Mariana  26 novembro 2011
Tags: 
Palavras: 1395   |   Páginas: 6
Visualizações: 288

...

fenômenos locais ou eventos particulares ocorridos em um período geológico qualquer. Essa história pode ser contada em termo de três linhas-mestre da evolução do nosso planeta:

-Tendências Seculares

-Processos Cíclicos

-Eventos Singulares

No primeiro estão incluídos processos que partindo de um determinado estado químico, físico e/ou biológico, progrediram unidirecionalmente, sempre se afastando do estado original. Esses atuam por longos períodos de tempos, ou seja, séculos, milhares, milhões e ate bilhões de anos.

Quanto aos processos cíclicos, vale lembrar que na geologia podemos ter três maneiras diferente de entender o termo ‘ciclo’. Aqui vamos entender como uma série de eventos que perfazem parte de um processo mais amplo que se inicia e termina mais ou menos no mesmo estado, como por exemplo, o ciclo das rochas e da água. Aqui especificamente os fenômenos astronômicos e geológicos.

Eventos Singulares não representam apenas acontecimentos únicos ocorridos na história do planeta, mas eventos imprevisíveis que se destacaram por sua magnitude excepcional ou pelo efeito que tiveram no desenrolar da história do planeta. O mais importante desses acontecimentos sem duvida foi o aparecimento da vida.

TENDENCIAS SECULARES NA HISTORIA GEOLOGICA

Diversas tendências seculares na natureza não são reflexos da segunda lei da termodinâmica, que afirma que entropia do Universo sempre tende a aumentar, ou seja, a matéria e a energia estão se degradando rumo a um estagio final de inércia uniforme e total. A tendência de aumento de complexidade registrada na história da Biosfera pode parecer uma exceção a essa lei, um paradoxo. Mas não é, porque em termos cósmicos, a biosfera é efêmera, mantida pela energia radiada pelo Sol, que sustenta toda vida através da fotossíntese. Porem quando o sol inexistir daqui a uns quatro ou cinco bilhões de anos, toda a complexidade biológica acumulada será desfeita e energia e a matéria

associa a ela se juntarão, ao Cosmos.

A FASE COSMICA DE IMPACTOS METEORÍTICOS NA FACE DA TERRA

A Terra formou-se por aglutinação (união) de partículas de tamanho de um pó até asteróides. Contudo, mesmo depois de formada, a mesma continuou sendo bombardeada por uma chuva de poeira, meteoritos e cometas dos mais variados tamanhos e composições. Inicialmente os impactos 100 vezes mais freqüentes do que hoje, atingiu um valor mais ou menos constante, próximo ao atual, mais ou menos três bilhões de anos atrás.

Naquela época os impactos teriam sido tão importantes quanto os processos normais da dinâmica terrestre na diferenciação e retrabalhamento da crosta e porção externa do manto. Os maiores impactos devem ter volatilizado grandes massas da crosta e do manto elevado a temperatura atmosférica causando a evaporação dos mares da época extinguindo qualquer tipo de vida que estaria existindo naquele período. Constituíram assim impactos esterilizantes.

O numero de impactos por cometas e m ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias