Ciências / A Importancia Da Etica Na Profissao Contabil

A Importancia Da Etica Na Profissao Contabil

Artigos Científicos: A Importancia Da Etica Na Profissao Contabil
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  zeneide  25 janeiro 2014
Tags: 
Palavras: 576   |   Páginas: 3
Visualizações: 44

IMPORTANCIA DA ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL

Com base na etimologia das palavras, Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (costumes, de onde se derivou a palavra moral.)2. Historicamente vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a Ética: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich dentre outros. Segundo Pegoraro (1999:11) "[...] somente o ser humano é ético ou a-ético", pois é a partir do "agir" do ser humano que sua imagem é construída, logo o seu uso determina os limites comportamentais da sociedade, do contrário perdem-se nos caminhos que levam a desonestidade e desumanidade. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito.

Portanto, sendo a ética uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Tendo em vista que, a base da ética é a verdade, e quem se apresenta como profissional e não zela por sua competência na orientação técnica exigida pelos serviços a seu cargo, falta com a verdade e atenta contra a ética.

A ética para o profissional contábil tem seus preceitos e um código de conduta próprio, que é o Código de Ética profissional do contabilista, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade # CFC, através da Resolução 803/96, visto que os profissionais de contabilidade, no exercício de sua profissão, produzem informações que atendem diretamente a "vida" das pessoas, das entidades, do Fisco, de investidores, de clientes, credores e demais usuários sem beneficiar qua

lquer um em particular.

Agir com ética é um dever elementar que jamais deverá ser esquecido pelos profissionais que militam na contabilidade, como em qualquer outra profissão, pois sua tarefa implica além do caráter moral, seus atos têm implicações direta sobre o patrimônio de terceiros. A ética profissional deve ser sempre praticada pelo prestador de serviço, quando do desempenho das suas atividades, cujos atos deverão ser enquadrados no código de ética da profissão. A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros. Esses valores atribuídos às empresas, na realidade são inerentes aos indivíduos que as criaram e as representam.

O recente surgimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que responsabiliza os contadores juntamente com os administradores da Organização na preparação e divulgação da ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias