Ciências / Sistema Nervoso

Sistema Nervoso

Exames: Sistema Nervoso
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Fullanno  11 fevereiro 2014
Tags: 
Palavras: 1430   |   Páginas: 6
Visualizações: 22

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA

HELTER BEJARANO DOS SANTOS - RA: 3932062918

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

(Somatossensorial, Motor e Autônomo)

Trabalho de ATPS da disciplina de Fisiologia Humana, do 4º semestre do curso de Ciências Biológicas, para apreciação da professora Leda Marcia.

Campo Grande

Out/2013

Introdução

O presente trabalho visa mostrar de forma clara e sucinta a fisiologia do sistema nervoso, bem como das estruturas que o compõe, destacando a importância do bom funcionamento para a garantia da homeostasia do organismo humano.

Partindo de sua unidade básica, o neurônio, o sistema nervoso deve ser visto como um complexo e frágil, porém bem definido conjunto de sensores conectados que sob o menor dos estímulos nos tornam capazes de proporcionar movimento, instigar sensações ou mesmo “viajar” no pensamento.

O Sistema Nervoso, uma breve descrição

O sistema nervoso ou sistema neural humano, originado a partir do ectoderma (um folheto embrionário), é formado por neurônios, células da glia e reduzida quantidade de substâncias intracelulares, atuando diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demais sistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores.

O principal componente desse sistema é a célula neuronal (neurônio), altamente especializada na recepção e condução de impulsos de natureza elétrica, possuindo grande variedade quanto ao tamanho, forma e função.

Esse sistema compreende o encéfalo e a medula espinhal, constituindo o sistema nervoso central (SNC), e os nervos cranianos, nervos espinhais e os gânglios nervosos, constituindo o sistema nervoso periférico (SNP), que combinados compõe o sistema nervoso motor e, dentre outras funções, nos permitem executar movimentos de forma equilibrada.

Esse sistema nervoso motor (dito eferente) tem dois componentes: o somático e o autônomo, que diferenciam-se em muitos aspectos, mas

são caracterizados, principalmente, pelos tipos de órgãos efetores que inervam e pelos tipos de função que controlam.

O sistema nervoso somático é um sistema motor voluntário, sob controle e consciente.

O sistema nervoso autônomo é sistema involuntário que controla e modula basicamente as funções das vísceras. Divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Estes trabalham de forma antagônica, podendo-se afirmar que o sistema parassimpático restaura os níveis de equilíbrio alterados pelo sistema simpático.

O Neurônio

Neurônio é a célula nervosa que, juntamente com as células da Glia, forma o tecido nervoso. Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo; através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.

O ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias